segunda-feira, 10 de junho de 2013

O papel da mãe na alfabetização das crianças.




Antigamente os métodos de alfabetização empregados nas escolas costumavam ser mais homogêneos. A grande maioria ensinava através das famosas cartilhas, e o “a” era sempre de “avião”. Hoje em dia, a Internet nos possibilita conhecer todos os métodos utilizados ao redor do mundo. Inclusive, em nossa própria cidade podemos encontrar varias opções e escolher a que acreditamos ser a mais conveniente. Para as mamães realizadas de plantão este é um prato cheio, pois temos mais liberdade e maiores possibilidades de auxiliar nossos filhos, de acordo com as suas necessidades e aquilo que achamos que possa ser o melhor para eles.
Porém, é importante ressaltar que, se tratando de crianças sem dificuldades de aprendizagem, a escolha do método a ser empregado não é realmente determinante para a qualidade da aprendizagem. Em primeiro lugar, porque as metodologias que são aprovadas pelo MEC e, portanto podem ser aplicadas nas escolas, são de eficácia comprovada em quase 100% dos casos.
Na verdade, há outros fatores que podem ser mais relevantes e que também estão ao alcance de toda mamãe coruja que adora dar atenção e passar o tempo com seus filhotes. Seguem algumas dicas:
·         A alfabetização é apenas uma etapa da leitura. O processo de ensinar a ler começa desde o ventre materno, quando a mãe ou o pai podem começar a ler historias para seus bebes. Varias pesquisas cientificas falam da importância da voz dos pais para os bebes durante a gestação, mas as mamães já haviam percebido isso há muito tempo. Aliás, elas até sabem que eles preferem as historinhas que rimam.
·         Durante a primeira infância, além de continuar lendo para nossos filhos, também podemos comprar (ou, porque não, fabricar?) livrinhos para bebes. Eles são geralmente macios, fofinhos, coloridos, “mastigáveis” e com texturas e barulhinhos diferentes. São os livros mais legais do mundo, pois ensinam matérias importantíssimas para aqueles que ainda não sabe ler.
·         Nesta etapa é o momento de se informar (se ainda não se informou) sobre a metodologia Glenn Doman para ensinar os bebes a ler. É um método super bacana, desenvolvido por pessoas muito inteligentes que nos convidam a fazer parte de tal “Revolução Silenciosa” das mamães e dos bebes... Vale à pena conferir!
·         Outra coisa que toda boa mãe tem certeza é de que o melhor meio de ensinar é a traves do exemplo. Pais leitores e estudiosos, costumam ter filhos bastante interessados nos livros, que não vêem a hora de aprender a ler e escrever.

Perceberam que alguns filhotes são tão espertinhos, que conseguem ler o nome das suas marcas preferidas? Aquele refrigerante, aquele hambúrguer, aquela boneca. Sinal de que tem boa memória e que não deve ter problemas de aprendizagem. Aproveite para ensinar algumas letras todas as vezes que seu filho mostrar interesse. Peca para procurar a mesma letra que você ensinou, em outra palavra, de novo e de novo. Para eles, é uma brincadeira divertida e você pode se sentir a professora mais legal do mundo. E é mesmo.

Demonstrar interesse na aprendizagem dos nossos filhos é a melhor coisa que podemos fazer para ajudá-los a passar pelo processo de alfabetização com sucesso. Quando eles estiverem na escola, seja tradicional: pergunte todos os dias como foi, nao só com os coleguinhas, mas também pergunte o que eles aprenderam. Olhe diariamente a mochila, se trouxeram recados ou alguma tarefa e pergunte se precisam de ajuda para fazer. Sempre que tiver tempo, de uma olhadinha nos cadernos, nos livros, pergunte se estão tendo dificuldades e também sobre o relacionamento com o professor, que nesta etapa é super importante.

Se perceber algum problema, ou receber comunicados da escola, não demore em procurar ajuda. Converse com a professora, pergunte no que pode ajudar. Tente aumentar o tempo dedicado aos estudos, pois nem todas as crianças aprendem no mesmo ritmo. Se as dificuldades persistirem, procure apoio pedagógico, psicopedagógico ou neuropedagógico, dependendo da gravidade dos sintomas. É muito importante não perder a calma e insistir sempre na positividade e no amor incondicional. Afinal, podemos ser ótimas educadoras, mas não devemos nos esquecer que somos acima de tudo mães, e que o nosso apoio e o nosso carinho são a melhor terapia de todas. 


Ana Ramos
Neuropedagoga
Diretora do Instituto EducArte Psicopedagogia, e do Instituto da Inteligencia no Paraguay e da Revista InfoScholl sobre educação.
Trabalha com neuropedagogia prenatal e neonatal no Instituto Corazon de Mama.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails