quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mundo de faz-de-conta estimula criatividade

Enquanto a AnaLu sonha que é uma princesa de verdade...
Minha sogra lia para a AnaLu a historia do Macaco Sapeca, no meio da historia ela perguntou para a Analu: vc acha que os animais fazem essas coisas? (lavam louça, fazem comida, etc...) E ela mesmo respondeu: Não, né? Eles não vivem em casa.

Ainda bem que a Analu nao entendeu nada, e lógico que animais vivem assim, né princesa? Ai ai ai... haja criatividade!

Enquanto os adultos se divertem com coisas concretas e objetivas, os pequenos preferem dar vida a objetos inanimados, transformando um lápis em um foguete, uma caixa de papelão em uma casinha e um lençol em uma cabana.

Esse mundo de fantasia também engloba personagens lendários, bruxas, monstros e super-heróis. Acreditar em seres fantásticos faz parte do desenvolvimento infantil e os pais devem encarar essa fase com naturalidade.

O universo mágico também é importante para despertar o intelecto da criança e, quanto mais rico esse faz-de-conta, maior o estímulo à criatividade.

Quem é quem na fantasia infantil
Os seres mágicos costumam atrair a atenção de meninos e meninas por volta dos 2 anos. Alguns deles têm vida curta e começam a ser esquecidos a partir dos seis ou sete anos.

Papai Noel e Coelhinho da Páscoa: costumam trazer presentes e são simpáticos, por isso a criança se sente importante ao ser recompensada por esses personagens. Os adultos não devem quebrar o encanto produzido pela dupla, que acaba naturalmente com o tempo.

Monstros: assim como as bruxas e o Lobo Mau, eles podem causar certa aflição na meninada. Mas não há motivo para os pais se preocuparem. Os vilões sempre acabam derrotados no final da história, o que faz a garotada se sentir poderosa.

Super-heróis: ao adotar um deles como referência, o pequeno encontra uma saída para lidar com a própria impotência diante dos adultos e adquire alguma segurança para realizar suas façanhas.

2 comentários:

Fabi disse...

E é tão gostoso participar desse mundinho deles! Nossa o Matheus inventa cada história, não sei de onde sai tanta criatividade... adoroo!

04568560993 disse...

Sim, as histórias são com tanta criatividade de um adulto, adoro ser super herói...ele ama o ben 10...ele tem tudo meu Deus adora de paixão...beijão!!!Lisandra

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails