quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alimentação saudável ajuda crianças a evitar o contágio de gripes

Toda mãe sabe que essa época do ano não é facil (Graças a Deus a AnaLu não pegou nem resfriado esse inverno) mas ta todo mundo pegando. Resolvi trazer dicas que eu uso aqui em casa, como o meu sistema imunológico é nulo, eu preciso cuidar de quem está perto de mim, pois é através deles que os assustadores virus chegam até o meu corpinho e da minha pequenina.

A volta às aulas traz aos pais preocupações em relação ao perigo de contágio da gripe A (H1N1). Além do reforço na higiene pessoal das crianças, a manutenção de uma alimentação saudável é essencial para fortalecer o sistema de defesa do organismo, o que pode ajudar a evitar esta e outras doenças.

Alimentos ricos em vitamina C são os mais indicados quando o assunto é aumentar a resistência do corpo. Ao elevar a energia do sistema imunológico, a vitamina C auxilia na prevenção de gripes e resfriados. A substância beneficia, também, o sangue, já que favorece a absorção de ferro, cálcio e outros minerais. Além disso, o nutriente é essencial para a formação de ossos e dentes e para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

O nutricionista do Oba Hortifruti Diego Soares recomenda um cardápio variado e bastante colorido para melhor absorção da vitamina C. “Acerola, laranja, limão, morango, couve, mamão, melão, ervilha, goiaba, brócolis, kiwi, pimentão, caju e tomate são alguns dos alimentos mais ricos em vitamina C”, exemplifica.

De acordo com o nutricionista, o consumo da vitamina deve ser diário, para que o organismo crie resistência suficiente para evitar o surgimento de determinadas doenças. Para as crianças, a ingestão diária de vitamina C, recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é de cerca de 60 mg por dia. Essa quantidade pode ser adquirida em aproximadamente 120 ml de suco de laranja, por exemplo.

Para garantir saúde às crianças, outros nutrientes são essenciais no cardápio diário. A deficiência de ferro, por exemplo, é muito comum nesta fase. Para suprir essa necessidade, Diego recomenda o consumo de carnes e peixes, além da vitamina C. O nutricionista ressalta, ainda, a importância das verduras, que fornecem grandes quantidades de vitaminas essenciais para um bom desenvolvimento físico e mental, além de ajudar a regular o intestino.

Para chamar a atenção das crianças com um prato colorido e saboroso, Diego sugere uma gelatina de frutas, sobremesa rica em vitamina C.

Gelatina de frutas (Otima dica!!)

Ingredientes
1 mamão pequeno, 4 maçãs, 5 laranjas, 2 kiwis, 10 morangos, 4 pêssegos, 1 cacho de uva, 2 pacotes de gelatina sem sabor.

Modo de preparo
Corte todas as frutas em cubos e adoce a gosto. Prepare a gelatina, normalmente. Em seguida, misture todas as frutas à gelatina e coloque em uma forma de pudim. Leve à geladeira por quatro horas. Retire e desenforme.

A princesa ama frutas e verduras, então é super facil incluir na dieta dela alimentos cheios de vitaminas. UFA!

3 comentários:

Fabi disse...

Ai amiga que sorte! O Matheus come bem verduras, mas frutas é mais difícil... nas continuo sempre insistindo... uma boa alimentação faz toda a diferença ctza!

Mariana Hart disse...

Costumo dizer que comida é remédio!Sempre melhor prevenir do que remediar!E o exemplo vem dos pais!Meus filhos comem de tudo,graças a Deus!!(tá,Pedro de vez em qdo faz greve de fome,mas só no verão,qdo tá muito quente,rss)

Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Amiga, adorei o post e concordo com tudo...
Esses tempos atrás, Pedro não sarav das gripes e o médico me disse que o melhor remédio pra aumentar a imunidade são as frutas e verduras cruas...
Pedro passou a se alimentar bem melhor e a saúde dele melhorou muito, o segredo é se alimentar bem!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails