terça-feira, 24 de agosto de 2010

A umidade do ar fica abaixo de 20% em 11 estados. Veja os cuidados para evitar problemas respiratórios nas crianças


Tempo seco nos próximos dias. Você certamente já ouviu essa notícia. E ela não vai mudar, por enquanto, nas regiões sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, e até aqui no sul segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), onde a umidade relativa do ar pode chegar a 20%.



A baixa umidade do ar traz problemas, principalmente para as crianças, que podem apresentar desde aquela tosse chata até irritação nos olhos. Esse são alguns sinais de que o organismo está sentindo o ressecamento do ar.

“Atualmente, uma em cada cinco crianças têm algum tipo de alergia, e, quando o tempo fica seco, as alérgicas, que têm rinite ou asma, por exemplo, são as que mais sofrem com os desconfortos respiratórios”, diz Cid Pinheiro, coordenador de equipe de pediatria do Hospital São Luiz e professor-assistente do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da Santa Casa.

Veja a seguir dicas sobre os sintomas e o que fazer quando o ar estiver muito seco.



O que pode acontecer:


Tosse, coceira no nariz (em crianças menores pode até ocorrer casos de sangramento nasal), espirros, garganta seca e falta de ar são as manifestações respiratórias mais comuns. “A mucosa ocular também sofre. Os olhos podem coçar e ficar vermelhos", diz Cid



O que fazer:


Em primeiro lugar, fique atento com a hidratação das crianças. “É fundamental oferecer bastante líquido, em especial para os bebês. Com o tempo quente e seco, as crianças desidratam rápido, o que é muito grave", diz a pediatra e pneumologista Patrícia Furlan.

Água, sucos e chás são boas opções. “Colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro ajudam a aliviar o desconforto respiratório”, diz Cid. Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local.

Em casa, a higiene do ambiente com pano úmido no chão e nos móveis é fundamental para eliminar o acúmulo de poeira e evitar crises de alergia. Outra dica é deixar baldes de água no quarto das crianças durante a noite, para aumentar a umidade do ar. Atividades ao ar livre também são desaconselhadas entre 11 e 16h, pois além de o sol estar quente, o tempo fica mais seco nesse período.



Quando procurar o médico:


Se a tosse da criança vier acompanhada de febre e falta de ar, é preciso consultar o especialista imediatamente, porque o ressecamento das vias aéreas pode provocar crises de alergia, como asma, por exemplo.

O mesmo procedimento deve ser feito caso os olhos da criança permaneçam irritados por mais de três dias, mesmo depois da higienização com o soro.

7 comentários:

Mariana Hart disse...

Menina,aqui tá todo mundo ruim,e olha que no RJ não tá tão seco assim não. Fomos ao PS 2 dias seguidos e tava lo-ta-do de criança doente!looouca p/chegar a primavera!

Fabi disse...

Aqui tbm ta todo mundo ruim... pra quem tem renite como meus filhotes e ó! Rezando rpa chover tbm!

♥ Mamãe da Ana Luiza ♥ disse...

Aqui o dia todo nubladoooo! Chove chuvaaaa!

Mariana Hart disse...

Queriiii,vi agora que vcs vem pro RJ!!Vão ficar onde!?!?Moro na Barra conhece!?Vou te passar meu tel!

Simara **(Plantão da beleza)** disse...

Oi linda amei seu blog ta lindo já estou seguindo viu, faz uma visitinha no meu ai se você gostar me segue também ta, beijão simara
http://plantaodabeleza.blogspot.com/

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Esse tempo seco é ruim mesmo! As crianças principalmente sofrem!
Bjsss
Dani

Perfeita Beleza disse...

OI linda!!!

AMEI SEU BLOG ELE É SUPER FOFO E JÁ ESTOU TE SEGUINDO E SE TIVER UM TEMPINHO DE UMA OLHADINHA NO MEU É SOBRE CABELOS E SE GOSTA ME SEGUE TBM...

BEIJOS*-*

http://perfeitabeleza.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails