quinta-feira, 19 de agosto de 2010

19 de agosto - Dia mundial da Fotografia

Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado.


Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da câmara obscura, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.

Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.

De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por apresentar o mundo à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

Tá bom, tá bom eu confesso!! Roubei a ideia do Post da Mari, obrigada flor por me deixar fazer um pouquinho parte da sua vida e da sua familia e amo ter você aqui no meu cantinho.

Inspirada nela resolvi postar algumas fotinhos que eu amo da minha princesa. Espero que vcs gostem!

Parabéns a todos vocês amigos fotógrafos, amantes da fotografia e fotografistas de plantão.
Pelo dia Mundial da Fotografia
... =D


4 comentários:

Joice disse...

Ah que Legal!!!!!!

O que eh essa criança!? Aii mais eh lindaaaa!!!!

Beijokinhas

Mari Hart disse...

Own!Fofa!!:)) Amei as fotinhos!Muito bom relembrar momentos!E a fotografia eterniza eles!

Qto a minha filha,uma coisa que sempre priorizo é sair com cada um separado!Sempre digo isso a mães de 2,3 ou mais,a exclusividade da mãe é importante em alguns momentos!Pena ela não gostar de salão,shopping,coisas de menina,ela é uma moleca!hahahaha...não sabia que vc é psicologa,vou te alugar agora!kkkk...
E outra:ACABEI de receber o senso!!!!!Abri a porta pensando que era o marido e era o homi!

none disse...

Mais que coisa mais branquinha e fofinha e essa gente...amo crianças a minha Maitê tem 5 anos recem completos e ela sim...e uma figurinha.Amor...amor perfeito e só o que a gente quando tem um filho.....lindas..as duas.
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos

Fabi disse...

Impossivel escolher uma foto, estão todas maravilhosas! A Analu arrasa!
Um bj nessa boneca linda...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails