quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nutrição e TPM


Olá mamães e afins! Gente esse blog está um sucesso e eu estou adorando!
Bom hoje meu enfoque não será aos pimpolhos, mas sim ao meio que os cerca... SIM essa é pra vocês mulheres!!!
Sabemos que quando “estamos de TPM”, o mais tranqüilo convívio interpessoal pode ser facilmente abalado e além dos maridos, as crianças também podem sofrer com o vai e vem hormonal das mães. Então achei de suma importância alertar vocês mamães e tenho certeza que seguindo essas dicas a TPM amenizará e o convívio familiar ficará muito mais agradável.
TPM é a chamada tensão pré menstrual, muito bem conhecida e discutida pelo universo feminino. É onde a mulher apresenta uma série de sintomas de 10 a 15 dias antes da menstruação e que desaparece logo após o início do fluxo menstrual. E é nesse período, na segunda metade do ciclo menstrual, que a mulher entra em uma “montanha russa hormonal” e o resultado final é uma diminuição de um hormônio chamado serotonina, conhecido popularmente como hormônio do prazer e da auto estima.
É justamente por essa “montanha russa hormonal” que as mulheres passam todo o mês, que os sintomas da TPM aparecem e podem ser os mais variados possíveis como ansiedade, irritabilidade, tensão, insônia, depressão, dor de cabeça, dor nas mamas entre outros.
Mas mulheres, homem e filhos também, acalmem-se! A nutrição tem um papel chave no tratamento e na prevenção da TPM, pois diversos micronutrientes são necessários para a formação da serotonina, como a vitamina B6, magnésio e ácido fólico e deve-se aumentar também o consumo dos alimentos que são fontes de triptofano. Então mulheres seus melhores amigos serão os cereais integrais, as leguminosas, os vegetais folhosos escuros para serem consumidos crus e a banana, o açaí e o damasco, também entram na lista.
Dessa forma, os micronutrientes vão ajudar o triptofano do nosso organismo, a ser convertido, a se transformar, nesse hormônio tão importante, a serotonina! E aí a mulher fica muito mais bem disposta, mais alegre, muito mais feliz nessa fase do ciclo menstrual, que sabemos que não é nada fácil.
Devemos lembrar que é importante a mulher se conhecer e saber quais são os seus sintomas, pois existem 4 tipos característicos de TPM e dependendo do tipo de sintoma, existe uma causa por trás e um tipo de estratégia que daí poderá ser melhor direcionada do ponto de vista nutricional.


Ariane S. Zempulski Esp. Nutricionista Clínica Funcional Esp. Fitoterapia Tel: (45) 3574-7522 / 9106-8788

3 comentários:

Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Eu fico muito irritada na TPM... agora prretendo ficar um bom tempo longe dessa monstra!
Post bem importante, a alimentação ajuda muito sim!

Fabi disse...

Adorei as dicas... a TPM me atormenta todo mes... mas nem me toquei de cuidar na alimentação...

Bjocas

Casa di Boneca disse...

Ja sei pq eu nao tenho tpm, cereais integrais, as leguminosas, os vegetais folhosos escuros, a banana, o açaí e o damasco, estao sempre na minha alimentação.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails