quarta-feira, 14 de julho de 2010

O modo como a criança enxerga influencia seu comportamento



Timidez, notas baixas, falta de estímulo para a leitura podem ser sinais de problemas de visão. Confira os perfis mais comuns:

Míopes: o pequeno míope vê bem o que está perto, mas as imagens distantes ficam embaçadas. Quando o grau é alto, a criança é tida como tímida - sente-se insegura longe do colo da mãe, demora para aprender a andar e, um pouco mais tarde, não quer saber de esportes, preferindo atividades que permitam melhor desempenho dos seus olhos, como a leitura.

Hipermetropes: a criança geralmente troca os livros pela televisão e não vê a hora de a aula acabar para jogar futebol ou correr. Não à toa, o boletim tende a não ser lá aquela maravilha. Claro, muitos com visão normal têm comportamento do gênero, mas esse perfil pode também ser um sinal de hipermetropia, quando só se enxerga bem o que está longe. Tal problema de refração é um dos mais freqüentes entre os pequenos.

Astigmáticos: imagens próximas e distantes aparecem distorcidas. Por isso a garotada com grau elevado de astigmatismo apresenta os mesmos sintomas da miopia e da hipermetropia. "A criança só percebe os contornos dos objetos quando passa a usar óculos", diz a oftalmologista Cristina Muccioli, da Unifesp.

Por Hugo Vidotto

2 comentários:

Fabi disse...

Mto legal as dicas amiga é sempre bom ficar atenta!

Fabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails