terça-feira, 6 de julho de 2010

Infecção de ouvido?


Hoje, pela primeira vez, a AnaLu reclamou de dor no ouvido.

Ela estava resfriadinha, com uma tosse leve e o narizinho levemente trancado ha 2 dias. Eu fazia inalação e lavava o narizinho com soro. Ontem nem a levei para escola, achei melhor fcar de olho e cuidar para não transmitir aos amiguinhos, né?

Acordou hoje reclamando do ouvido. E pedindo que eu fizesse massaginha para passar, mas não passava.

Levei-a no médico as 7hs da manhã, como eu ainda não posso dirigir era um otimo horario para o Mau nos levar. A pediatra do pronto atendimento examinou e... Infecção de ouvido?!

Ta, mas oque é isso? Oque provoca? Como curar? Qual tratamento?

Ela disse que é comum em crianças que frenquentam a escola e tomam mamadeira (mas a AnaLu não toma mais há quase um ano, ufa!) porque a troca de bacterias é frequente.

A otite (infecção no ouvido) é um agravamento de um quadro de virose. O catarro do resfriado que se acomoda em canais auditivos pode causar a inflamação do ouvido. Isso acontece porque as secreções constituem um ambiente perfeito para bactérias oportunistas, praticamente uma incubadora.

Choro intenso, perda da fome e irritabilidade são alguns dos sinais do problema. Graças a Deus ela não teve esses sintomas, nem choro, apenas uma reclamação e incomodo para dormir. Em geral, há febre inferior a 39 °C, ela teve durante a noite momentos febris que melhorava sozinhos.

É uma doença que costuma surgir três ou quatro dias depois de um resfriado. O diagnóstico deve ser feito pelo médico com um otoscópio – aparelho próprio para isso. O método de apertar o ouvidinho para ver se a criança chora não é aconselhavel pelos médicos mas eu fiz uma leve pressão no ouvido esquerdo e nem percebeu, qdo eu pressionei o direito ela reclamou, nesse momento eu decidi leva-la ao pronto atendimento.

Diante da confirmação da doença, além de seguir a prescrição do pediatra, os pais podem esquentar a região com um lenço aquecido e promover a higienização nasal, a inalação e a sucção do catarro com uma bombinha manual. Ela tem alergia a amoxilina (descoberto ha alguns meses qdo ela precisou usar o antibiotico pela primeira vez) então o medicamento que ela pode usar em caso de infecções é carissimo. Manter o pequeno hidratado também é importante.

Dei o medicamento assim que chegamos em casa e ela... (ufa) finalmente dormiu e eu tambem! Acordou na hora do almoço pulando que nem pipoca. Que bom princesa! É tão bom ve-la assim denovo.

Fique atenta a algum dos sinais de infecção:

A criança apresenta alguns dos sinais: (Esses sinais são especialmente importantes após resfriados, gripes, viagens de avião, ou se a criança tiver história prévia de problemas de ouvido)

* - Febre;
* - choro prolongado;
* - ouvido quente e doloroso ao toque;
* - constantemente toca, puxa ou aperta a orelha/ouvido;
* - irritação, agitação ou comportamento estranho, principalmente à noite ou quando deitada.

Alguem ja passou por isso? Espero que não.

Cá estou eu, queimando em febre. Vou deitar.

5 comentários:

Trícia Ferreira. disse...

Filhota já teve dor de ouvido. Qdo voltamos de viagem. Melhoras pra vcs!

Fabi disse...

Matheus tbm ja teve e a Mila tbm, e foi bem assim emendou com o resfriado...

Melhoras amores!

disse...

...Oie... como está nossa pipoquinha hoje???

Bjinhos e melhoras!

Jane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Kelly, os meus nunca tiveram dores de ouvido, mas eu ja tive quando tinha 11 anos, é horrível!
Melhoras!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails