terça-feira, 6 de julho de 2010

Nascendo os dentinhos de leite..


Todos nós ficamos apaixonados por aqueles dentinhos brancos, todos serrilhadinhos...geralmente os primeiros são os dois na gengivinha inferior. Mas para a criança, essa mudança de banguelinho para uma boquinha cheia de dentes não costuma ser muito divertida!!

A dentição decídua, mais conhecida como “dentes de leite” é composta por 20 dentinhos. Claro que a idade de nascimento dos dentes varia de uma criança para outra, podendo iniciar entre os 3 e os 12 meses, mas em geral a seqüência de erupção segue geralmente uma ordem. Aos 6 meses, nascem os incisivos centrais inferiores, que são aqueles dentes compridinhos bem no meio da gengiva inferior, seguidos pelos incisivos centrais superiores. À partir daí, começam nascer os vizinhos, que são os incisivos laterais inferiores...depois os superiores...e então seguem nascendo de frente para trás. A erupão do primeiro dente coincide também com o momento em que a criança passa a incluir alimentos sólidos na dieta. Por volta dos 3 anos, a dentição decídua estará completa, com seus 20 dentinhos. Nessa idade a criança já pode escova-los sozinhos, mas pelo menos a noite, a escovação deverá ser supervisionada pela mãe, pai, avô..titios...nessa idade a criança ainda não tem coordenação motora fina para realizar a higiene adequadamente.

Os dentes de bebês prematuros podem demorar alguns meses a mais para nascer. Se o bebê já estiver com quase 1 ano e com os sinais de que os dentinhos estão vindo ( babando mais que o normal, gengiva inchada, febre, diarréia ), o ideal é procurar o médico do bebê ou um odontopediatra. Além disso, nas menininhas os dentes costumam aparecer antes que nos meninos.

Algumas mães ficam preocupadas quando seus filhos já nascem com dentes. Muitas das vezes o que tem na gengiva não é dente, em geral um em cada 2.000 bebês já nascem com um dente ou até dois dentes. Apesar de ser uma porcentagem pequena pode acontecer. Então o que costumam ser aquelas bolinhas esbranquiçadas e duras, do tamanho de uma cabeça de alfinete, que aparecem na parte interna da boca do bebê, como língua, céu da boca e gengivas? Os médicos já estão acostumados e poderão explicar pra mamãe que se trata dos famosos Nódulos de Bohn, ou das Pérola de Epstein, que NÃO são dentes.

As pérolas de Epstein ocorrem apenas em recém-nascidos e são muito comuns geralmente nas gengivinahas, não é necessário nenhum tratamento, elas não doem e não são sintomas de nenhuma doença. As bolinhas desaparecem espontaneamente em, no máximo, dois meses, a própria amamentação faz com que elas vão desaparecendo.

Já no bebê que realmente nascer com os dentes , tem que ver se ele tem inserção firme , caso tiver deve-se mantê-lo, não extrai-lo e passar uma lixa pra não machucar o peito da mãe durante a amamentação. Se o dentinho estiver amolecido, é melhor extraí-lo, pra não ter o risco da criança engolir.

Bom..dentinho na boca...e agora a missão impossível: conseguir limpa-los!! A partir daqui, os cuidados já são necessários...pois criança com dentição saudável...é um adulto candidato a dentição saudável também!! E claro...é uma boa hora pra tirar fotos, muitas fotosss!!! Pq eles ficam umas verdadeiras gracinhass cheios de dentess!! Esse aí por exemplo....!

Jennifer de Andrade, dentista e tia desse gostoso, o Arthur!

Um comentário:

04568560993 disse...

Jennifer linda..como sempre...adorei a matéria...Adorooo esse blog, me identifico muito bjão a todas...Lisandra Finaú...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails