segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sabonetes antibacterianos podem ser prejudiciais às crianças.

A higiene é essencial para evitar infecções e doenças, mas preocupação demais com limpeza pode acarretar em problemas maiores e até alergias nas crianças e em adultos. Esse é o caso dos sabonetes antibacterianos (ou antissépticos) que estão sendo usados no cotidiano das famílias.

Segundo infectologistas e dermatologistas, o uso excessivo dos sabonetes antibacterianos pode matar as bactérias nocivas, mas também eliminam as bactérias neutras que ajudam no equilíbrio da colonização de bactérias do organismo.

Algumas das bactérias neutras agem na síntese de vitaminas, no funcionamento do intestino e protegem a pele, impedindo que bactérias nocivas entrem facilmente no caso de lesões, evitando infecções.

Portanto, quanto mais se usa o sabonete que mata bactérias menos defesa o organismo terá. O sabonete antisséptico, em excesso, também destrói o manto de proteção natural da pele, o manto lipídico, secreção da própria pele que age como um antibactericida.

Retirada a proteção natural da pele, o organismo das crianças está mais susceptível a alergias e infecções. Quanto mais substâncias colocamos em contato com as crianças, maior o risco de alergia.

Os sabonetes antibacterianos são recomendados para pessoas que trabalham em locais em que haja risco de contaminação como hospitais ou para pacientes que sofrem de infecções de pele.

Para as crianças, o recomendado são os sabonetes infantis que são hipoalergênicos ou mesmo os sabonetes comuns que são suficientes para a higiene sem destruir as bactérias que ajudam a combater alergias e infecções.

Mamães devem, sim, estar preocupadas com a higiene e limpeza de seus filhos, mas precisam lembrar que higiene e limpeza em excesso é prejudicial para os pequenos.

Sabe que eu sempre tive vontade de comprar esses sabonetes antibacterianos, mas não sei por que nunca usei na pequena, será instinto de mãe? O ideal é usar quando chega da rua, da escola, de lugares públicos. Usamos sempre o alcool gel, vou experimentar o antibacteriano na pia do banheiro social quando a gente chega da rua!

Porque se sujar faz bem! rs

Fonte: Guia do Bebê

6 comentários:

Liten disse...

Ola, adorei a visita no Blog e obrigada pelo elogio!
Faço tudo com muito carinho!!

Menina que isso? Bom saber né? As vezes nos preocupamos demais com higiene e esquecemos que eles precisam ter anticorpos naturais!!

beijos

Pequenos Mimos disse...

Oie!!
Menina aqui em casa eu já usei sim, e usava todos os dias, ninguém avisa que não pode né?
Mas depois que minha mãe começou a fazer sabonetes só uso os dela.
E a pedi do meu filho disse pra não usar sabonetes em todos os banhos do dia, qd tá calor eu dou de 2 a 3 banhos no pequeno e ela disse pra em um só dessas banhos usar sabonete, pelos mesmo motivos do citado no post.

beijinhos

Bealtifull Day. disse...

oi querida, que lindo aqui heim? ja estou seguindo, super show!

Olha, eu estou sentindo mta falta de fome..as vezes me preocupa... mais agora, comprei uns vegetais, estou fazendo sopinhas...so assim amiga, pq se nao pesa na barriga, ai eu nao consigo comer bem pq fico pensando no depois! nhaaiiiii!!!

bom, fique avontade no meu cantinho viu? se quiser seguir, sera um prazer vc vai se divertir mto..rsrs beijinhossss

Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Aqui em casa tnho colocado no banheiro só o sabonte protex, usamos na pia para lavar as mãos e tbm pra tomar banho, mas depois de ler teu post vou usar o Dove que é bem mais cheirosinho e não resseca a pele... é o que eu usava antes!
Acho mesmo importante depois de voltar da rua lavar as mãos com um sabonte assim, mas sem exageros neh... rsrsrsrs (pq se sujar faz bem) :)

Trícia Ferreira. disse...

Miga,

A pediatra da Giovanna recomendou o Protex (suave) para lavar o rostinho dela por causa do terçol, mas só duas vezes na semana pq ele é mais agressivo pra pele (ainda mais sendo pra pele do rosto).

Como temos cachorro aqui, optamos por um 'ritual' de limpeza mais eficaz. Usamos o protex líquido no banheiro da pia para as visitas e tb tem alcool em gel para quem quiser passar na mão.

Na minha bolsa sempre tem o alcool em gel que passo nas mãos da Gigia quando estamos na rua e ela vai comer algo (se ñ der pra lavar a mão, claro!).

Ela toma banho com sabonete Pom Pom desde bbzinha, no máximo variamos para o da Mônica ou da Johnson.

Casa di Boneca disse...

Aqui usamos sabonete da natura, AnaLu usava o liquido da Naturé mas de aniversario ela ganhou um super cheirosinho da l´aqua di fiori e eu aderi!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails