quinta-feira, 26 de maio de 2011

Riscos das meninas maquiadas!

Nós, mães de meninas, enfeitamos, brincamos de boneca e babamos! Mas é preciso tomar muito cuidado para não exagerar e prejudicar a saúde das pequenas princesas. Aqui em casa sempre teve liberdade para usar uma "leve" maquiagem antialergica e própria pra crianças, mas justamente por haver essa liberdade perdeu-se o interesse. Oque ela gosta muitoooo é de cremes, gloss e perfumes. Top 10 do seu presente preferido junto com os livros.

Dificilmente a AnaLu se maqueia ou pede. Com os esmaltes foi a mesma coisa, há seculos que ela não pinta a unha e eu tenho incentivado e elogiado a unha natural.

Eu levo no salão a cada 2 meses para cortar o cabelo, lavar e escovar, ela ama! E é a minha forma de incentivar a feminilidade dela, ela é super vaidosa e minha grande companheira, espero que para a vida toda.

Eu li este artigo e vim dividir com vcs, fica a dica:

Um salão de beleza cheio, cabeleireiros e maquiadores de um lado para outro e cosméticos circulando por todos os lados do salão. Seria a preparação para um casamento, festa de formatura ou algum evento social que receberá belas mulheres? Negativo. Essa descrição é de uma festa de aniversário de uma criança que pode ter entre dois e sete anos.

A maquiagem chegou às pequeninas, que cada vez mais cedo se tornam vaidosas e não saem de casa sem fazer um “make” e a necessaire para dar um retoque no visual, principalmente no batom.

O que antigamente se tratava de uma brincadeira de criança para imitar “gente grande” ou se limitava a um gloss na boca, hoje em dia deixa o Brasil nos primeiros lugares dos países que mais vendem cosméticos especializados para o público infantil.

Não por acaso, empresas lançam uma infinidade de produtos de beleza direcionados a meninas, usando cantoras e apresentadoras de TV famosas para fisgar essa garotada.

No entanto, os especialistas alertam os riscos do uso prematuro da maquiagem. Os dermatologistas explicam que a pele das crianças é mais sensível e por isso absorve em maior quantidade as substâncias contidas na maquiagem, podendo causar alergias.

Mesmo que a alergia não apareça de imediato, com o passar do tempo, a pele da criança absorve essas substâncias e, consequentemente, as alergias podem aparecer até com produtos que não tenham nada com a maquiagem, como uma tinta de caneta que contém substâncias em comum com as da maquiagem.

Geralmente, produtos de maquiagem voltados para crianças não contêm substâncias “pesadas”. O risco é quando a mãe empresta à filha seus produtos, o que acontece na maioria das vezes.

Cuidados – O melhor é usar a maquiagem aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), específica para o público infantil. Uma maquiagem infantil boa é aquela que sai mais facilmente (com água), diferente das maquiagens feitas para adultos. Mesmo a maquiagem infantil deve ser usada com moderação. Alguns produtos têm até o gosto ruim, justamente para que as crianças não levem à boca.

Menina-mulher não é legal – O uso muito cedo da maquiagem pode fazer com que a criança só se sinta bem se estiver com a maquiagem. Para ela, estar na moda é a melhor maneira de estar bonita, havendo o risco de erotização precoce.

A maquiagem feita em uma criança deve ser usada em eventos especiais e não no dia-a-dia. Não pode se deve tornar hábito. A vontade é natural, mas os pais não devem incentivar a criança, somente se for de um modo lúdico, como parte de uma fantasia, por exemplo.

O interesse cada vez mais precoce se deve tanto à cultura da moda, ao incentivo dos pais e à mídia que cria cada dia produtos mais chamativos, com embalagens e propagandas que deixam os pequenos fascinados.

E como os pais podem descobrir se a sua filha está exagerando ou não? Observar a criança na sua rotina e verificar se essa vaidade está obsessiva: a criança acha sua imagem mais importante do que viver a vida de criança, quando vai para a escola ou a um passeio parece mais um mini adulto e seu impulso de comprar cosméticos está sem controle.

Incentivar a brincadeira como a imitação dos pais que são os “heróis” das crianças é muito positivo para o desenvolvimento dos pequenos, mas tornar os pequenos “escravos da moda” ou dar aos filhos tudo o que pedem é prejudicial.

Dicas

O diálogo é sempre o melhor. Explique e mostre como ser criança é mais importante do que a vaidade física.

Não deixe uma brincadeira de maquiagem se torne hábito do dia-a-dia da criança. Saiba dizer um não e ser firme.

Maquiagem para bonecas não é indicado para o uso em crianças. Também pode causar alergias. Toda menina sonha em ser a Barbie. Mas, mamãe, saiba se impor nesse momento e deixe claro os limites da criança com a maquiagem.

Fonte: Guia do Bebê

4 comentários:

Thamires Campos disse...

OI Kelly, adorei ver você em meu cantinho!
Tambem ja estou te seguindo, te linkei para e acompanhar melhor!

Cin disse...

Olá Kelly. Fiz um blog tbém recentemente, pois como mãe de um casalzinho lindo sou apaixonada por essa coisa louca e mágica que é a maternidade. Gostaria de convidá-la para conhecer meu blog o qual irei tratar de diversos assuntos ligados ao universo infantil. Se puder deixar sua opinião será de grande peso pra mim. Bjao!
O end é:http://maenualdeinstrucoes.blogspot.com

Fabi disse...

Mto bom amiga!

Eu acho que tem q haver um limite, tem mães que exageram, como numa reportagem q vi uns tempos atrás de meninas q com 4/5 anos ja vão ao salão toda semana...
A Mila agora com 12 anos, é bem de lua, tem dias q usa maquiagem até pra ir a escola, em outros não passa nem glos, os cabelos não prende nem na marra adora uma chapinha e a unha é uma luta pra parar de roer, mas ta dificil!

Cin disse...

Kelly adorei sua visita e ri mto com a historia da aula de dança ( como o pai vestiu sua filhinha) hehe, esses homens precisam de umas aulinhas de moda hehe
Te linkei lá no blog pra encurtar o caminho até aqui, quero vir sempre. Bjao!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails