sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atenção para todos, mas um de cada vez


Quando seu filho consegue toda a sua atenção, ele fica muito mais tranquilo e feliz, já reparou? Se a Analu choramingou eu já sei oque é. Mas com a rotina corrida, às vezes é difícil dedicar um tempo especial para cada filho. A relação com eles acaba se dando apenas coletivamente. E isso pode gerar brigas e disputa entre os irmãos. Calma, isso tem solução. Com os cuidados certos, eles não vão mais se estapear pela sua atenção. Ufa!

Cavando um espaço na agenda

É difícil encontrar um tempo especial para cada filho. Quando os pais são separados, a divisão de tempo entre os irmãos fica mais complicada ainda. E se as crianças tiverem idades próximas ou forem do mesmo sexo, vai ser preciso jogo de cintura para planejar programas diferentes para cada um deles. Mas isso não é impossível.

O problema pode ser solucionado se você reservar de 10 a 15 minutos do seu dia para passar com seu filho individualmente, sem o irmão ou a irmã. Utilize esse tempo para fazer com ele as atividades mais banais: compras, ir à farmácia, parar na banca de jornal ou tomar um sorvetinho na padaria, leva-lo pra a cozinha e ter uma juda especial para o seu prato favorito. Também valem as surpresas, como dispensar o ônibus escolar e buscá-lo no colégio sem avisar. Ou sair com ele para jantar e pegar um cinema à tarde.

Que tal deitar com ele na cama e perguntar sobre o seu dia e ve-lo adormecer? Para mim, um dos melhores momentos da minha vida. Com esse tratamento vip, seu filho vai se sentir diferenciado, valorizado. É também importante fazer com que ele se sinta compreendido. Escute o que ele tem a dizer, dê opiniões e, se o filho for muito pequeno, faça perguntas para instigá-lo a falar com entusiasmo. Mostre que você está interessado em participar da vida dele. Pergunte qual a nota ele dá para os acontecimentos do dia, se a nota for baixa você já vai aproveitar e dar um colinho extra.

Divertimento a dois

Busque fazer atividades a sós com seu filho dentro de um universo comum - não faça só o que ele gosta ou o que você quer que ele goste. Marcar uma data - um horário, dia da semana ou do mês - vai criar uma situação especial, de celebração da relação de amizade entre vocês. Dessa forma, o compromisso fica mais concreto e será sempre lembrado por ele.

Atenção: se você é uma pessoa que trabalha em horários variados, não marque um compromisso periódico, pois, se for desmarcado, causará uma profunda decepção na criança. Os sabados são ideais para fazer programa de meninas e meninos ou vice-verso.

E cuidado com as sabotagens do outro irmão ou irmã. Tente fazer seu outro filho entender que ele também é importante e terá seu momento. Em último caso, se o ciúme for extremo ou irmão for muito pequeno para entender, espere-o dormir para sair com o outro. Vale muito a pena ver os pimpolhos seguros, aprendendo melhor e muito mais feliz!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails