sexta-feira, 13 de maio de 2011

Para crianças!

Até a criança mais desafiadora tem pena de nós se parecemos totalmente incompetentes. Aqui vão sugestões divertidas para aumentar a auto-confiança do seu filho até 4 anos. Eu fiz o teste e aprovei, foi uma delicia ve-la me corrigindo de uma maneira tão linda e tranquila. Vale a pena tentar, afinal de contas somos grandes atrizes, artista de circo, professoras, chef, e doutoras da alegria como ninguém quando se trata no nosso filho, não é?


De vez em quando:
- SEJA INCOMPETENTE: vista sua camisa ao contrário, erre enquanto conta até 5, só para dar à criança a oportunidade de ELA corrigir você;
- SEJA DESAJEITADO: escorregue do sofá, segure o telefone de cabeça para baixo;
- SEJA CEGO: pergunte “cadê o…?” quando está bem na sua frente. Quando ela apontar, você pergunta “cadê ? Não enxergo !”
- SEJA FRACO: tente agarrá-la, mas deixe-a escapar a cada vez.
- SEJA UM BEBÊ: tente tomar algo da mão dela, mas faça manha e diga “É MEU”, com voz melosa. Deixa-a desafiá-lo.
- ESTEJA ERRADO: diga “Opa, você não é a Mariana ! Você é o Vovô !” Ela vai rir e dizer “seu bobo, eu sou a Mariana sim”.
- SEJA BOBO: diga que você precisa ver se ela lavou as mãos direito, mas inspecione os pés. Aí diga “você está me enganando ! Isso não é a sua mão !”, então examine os bolsos.
- SEJA ARROGANTEMENTE INCORRETO: Cante orgulhosamente uma música conhecida da criança, trocando a letra. Ela vai adorar corrigir você, mas responda “eu não disse isso”. Aí cante errado de novo e antes que ela corrija “eu não errei. Eu sou o MELHOR cantor do mundo”.
- SEJA PASSIVO: Quando ela está emburrada, ofereça várias opções absurdas, só para dar a ela a oportunidade de dizer um sonoro NÃO. “Quer comer lama?” “Por favor, pense bem. Lama!” Aí diga “tudo bem, você venceu. Faça o que você quiser! Você nunca faz o que eu quero mesmo!”

Permitir que seu filho rejeite suas opções é um truque diplomático. Depois de recusar várias ofertas, ela vai se sentir respeitada e terá mais facilidade em concordar com você em outras situações.

- SEJA ESQUECIDO:
pegue o sapato da criança e diga “me dá aqui seu… Como é mesmo o nome? Esqueci.” Repita várias vezes. Por fim, ela vai ficar cansada e terminar a frase para você. Ela vai se sentir tão esperta!

É uma boa idéia fazer-se de bobo?
“Claro que seu filho sabe que você não é um idiota. Afinal de contas, na maior parte do tempo você é forte e inteligente. Isso é só uma tática divertida – não um estilo de educar os filhos em tempo integral!Fingir-se de bobo de vez em quando é como brincar de esconde-esconde e fingir que não encontra a criança, ou brincar de luta e deixá-la derrubar você.Não se preocupe em perder o respeito do seu filho. Você não perderá!
De fato, agir feito bobo de vez em quando ensinará ao seu fiho uma lição de vida valiosa: mesmo as pessoas mais perfeitas (para ele, os pais) às vezes cometem erros.”

Mas, Dr., eu pareço uma demente!
“Não se surpreenda se você sentir-se pouco à vontade – quer dizer, um pouco esquisita – quando começar a falar a linguagem infantil – independentemente de onde viva. No começo, a maioria dos pais evita fazer isso na frente dos outros. “Dá vergonha!” (alguns pais praticam sozinhos no banheiro – de frente pro espelho, é ótimo).

Como eu digo, falar calmamente funciona com crianças calmas e tranqüilas. Refletir a intensidade emocional da criança é geralmente necessário para ajudar crianças aborrecidas a sentirem-se respeitadas e compreendidas. Demonstrar compreensão quando a criança está brava transmite a mensagem de que você ainda a ama, mesmo quando ela está nervosa.”

Fonte: Dr Harvey Karp

6 comentários:

Fabi disse...

Adorei! Vou tentar fazer! hahaha

Cintya Lenzi Danker disse...

Que coisa!!!
Será que a criança não vai pensar que está ficando louca????
hehehehehe
Mas se dizem que funciona não custa nada tentar, né?
Bjo

Aline Amorim (Doula) disse...

Muito boa a postagem!

Pequenos Mimos disse...

Ameiiiiiiiiiii

Sarah disse...

Oi Kelly! Vim retribuir sua visita ao meu blog e conhecer o seu! Adorei essas dicas, muito bom! Gostei especialmente a do "seja passivo", dando opções absurdas pra criança falar não à vontade... hahaha!!
Ah, sobre o CD que indiquei no blog, tem em grandes livrarias, como Saraiva MegaStore, Livraria Cultura... Não sei de onde vc é, mas dá pra comprar pela internet também, nos sites das livrarias ou então no submarino!
beijos!

Giovana disse...

Oi Kelly, obrigada pela visitinha no meu bloguinho!
Menina, seu blog e amei esse post! Depois, se vc me autorizar,vou fazer um backlink seu e postar lá no meu blog!
Parabéns pela filhota e volte sempre, tá...
Bjs. Gi

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails