quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Casamento em casa por Sylvio Netto


Não há lugar melhor do que a nossa casa, certo? Pois muitos noivos estão levando essa máxima ao pé da letra na hora do tão esperado "sim". A nova tendência entre os casais é o home wedding, ou seja, trocar alianças em clima de lar doce lar. Cerimônias em propriedades particulares da família ou mobiliário próprio na decoração do salão são opções para tornar as bodas ainda mais íntimas e personalizadas.

Toque pessoal

O toque pessoal é o plus que os casais buscavam para tornar o casamento marcante tanto para eles quanto para os convidados, segundo a cerimonialista Flávia Ricobello. "As celebrações estavam ficando muito parecidas, precisavam de um quê pessoal para fazer a coisa soar mais aconchegante, intimista", acredita. Sócia da Les Amies Cerimonial, especializada em matrimônios, ela mostra alguns pequenos detalhes que podem criar o cenário de lar. "É legal acrescentar alguns itens de decoração da sua própria casa como bandejas, tapetes e porta-retratos. Eles se encaixam numa decoração tradicional, mas dão aquele toque exclusivamente seu", exemplifica.

Celebrações realizadas dentro da própria casa são cada vez mais comuns. Segundo a cerimonialista Simone Tostes, muitos casais optam por fazer a festa em algum sítio ou na residência da família, e o dinheiro economizado na locação serve para investir no décor. "Os salões são muito caros", acredita. A opção pela casa, continua ela, além de aumentar a sensação de aconchego do lar, restringe a cerimônia para convidados mais próximos.

Ao ar livre

O glamour dos grandes salões é trocado pelo verde e pelas paisagens naturais. "As pessoas têm preferido um belo jardim com uma boa vista no lugar de salões fechados e delimitados", comenta Tostes. O contato com a natureza dá uma ideia de qualidade de vida e longevidade que, na opinião da especialista, se aliam muito bem no momento do "sim". O pôr-do-sol é um convidado cada vez mais requisitado. Tostes dá a dica para recebê-lo à altura: "Para aproveitar o pôr-do-sol, a decoração deve ser caprichada na iluminação. Velas e luzes artificiais vão ajudar a dar ainda mais destaque à natureza".

Com o romantismo aflorado, a imaginação vai longe. Segundo a decoradora Débora Prado, as pessoas têm se envolvido cada vez mais com as festas de casamento e não querem mais serem limitadas pelos padrões dos salões tradicionais: "Elas investem no sonho de fazer da festa de casamento um acontecimento marcante". Segundo ela, o luxo e a exclusividade que este tipo de boda representam atraem: "Muitos dão asas à imaginação, já que a propriedade é deles. Já fiz festa na qual o noivo transformou o quintal com piscina de sua fazenda em um lago com ornamentação de pedras e flores. Ficou lindo", lembra.

A ideia de agregar referências específicas da vida cotidiana e do período de namoro num ambiente mais aconchegante e tranquilo levou o empresário Gustavo Storrer a criar um novo conceito para as cerimônias: o home-wedding. Ele adequou o espaço Serra do Mar, 40 minutos distante da capital paulista, para atender a essa demanda. "As pessoas gostam da proposta de estar numa festa que, além da boa comida e boa música, tenha livros, lounges e se possa tomar um vinho como se estivesse em casa", explica.

Na opinião de Débora Prado, o home-wedding envolve mais profundamente os convidados que conhecem a história do casal e estimula uma espécie de interação com o ambiente. "O importante é chamar a atenção, surpreender. Fazer uma graça com aquilo que uniu o casal acaba tirando a imagem de um ritual fechado e repetitivo", defende. Para ilustrar, ela revela como decorou uma boda cujos noivos namoraram por muito tempo à distância. "Ele morava no Rio e ela em São Paulo. Dividimos o espaço em duas áreas: uma com decoração de boteco e boemia com Bossa Nova, para simbolizar a parte carioca, e na outra baseamos o décor no vermelho, branco e preto, para lembrar a paisagem e a bandeira paulistana", diz.

Apesar da beleza, as bodas ao ar livre têm imprevistos. Além da chuva e da interferência dos insetos, Sporrer aponta o valor de um projeto paisagístico de alto padrão para englobar a beleza natural a uma infraestrutura de requinte. "Existiam muitos espaços com uma natureza exuberante, porém sem uma estrutura capaz de fazer uma cerimônia dos sonhos. Havia ainda salões com jardins maravilhosos, mas muito afastados, o que atrapalhava a chegada dos convidados", revela.

Além de uma união de mais destaque, os home-weddings são garantia de satisfação dos convidados, que se sentem mais à vontade para celebrar: "O fato de estar em um ambiente que parece estar isolado da interferência externa faz com que as pessoas fiquem mais soltas e alegres. Não existe preocupação com o carro ou com barulho que possa incomodar os vizinhos. Esse tipo de festa não dura menos que 8 horas, ou seja, um casamento inesquecível para você e seus amigos", assegura Storrer.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails