terça-feira, 26 de outubro de 2010

O esporte na vida da criança



O que é esporte? “O esporte, como conceito, é considerado uma atividade metódica e regular, que associa resultados concretos referentes à anatomia dos gestos e à mobilidade dos indivíduos”. (Eletrônica de Ciência – numero 22 – outubro / novembro/ dezembro de 2003).

“Um desporto (português de Portugal) ou esporte (português do Brasil) é uma atividade física geralmente sujeita a determinados regulamentos. Tem a dupla vertente do exercício e da competição. Alguns esportes se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico”. (pt.wkipedia.org/wiki/esporte).

O esporte esta cada vez mais presente na vida da criança. Os pais procuram preencher todo tempo dos filhos colocando-os em escolinhas de futebol, basquete, academias... até mesmo para manter a criança em um ambiente saudável longe das ruas e drogas.

O grande problema da Criança X Esporte é que quase sempre os pais impõem a atividade que eles imaginam ser melhor para criança praticar, além de exigir o máximo do mesmo.

A pior coisa que pode acontecer na vida de uma criança é ser obrigada a realizar uma atividade (esporte) que não tenha sido escolhida por ela. Certamente ela não irá render o necessário para se destacar no esporte “escolhido pelos pais”.

Um exemplo; “a natação” é o esporte mais completo que gera grandes benefícios ao praticante, mas se o individuo não gostar de nadar será uma atividade que ira trazer pouquíssimo benefícios ao mesmo, porque não terá força de vontade para se esforçar e dar o máximo de si.

Sem dúvida a criança deve fazer algum tipo de atividade ou esporte, mas algo que traga prazer quando a mesma realizar, para que com isso o professor possa desenvolver sua coordenação motora, condicionamento físico, saúde mental e sua integração social.

Grandes estudiosos afirmam “Não faz sentido dizer que o esporte é importante; ele só será importante se as características de suas atividades atenderem as necessidades especificas do individuo”. (Vieira;Vieira – 2001).

Um comentário:

Trícia Ferreira. disse...

Gigia faz natação desde o início de Agosto. Adora! Já tive a oportunidade de assistir uma aula dela e vi que ela está em boas mãos.

Semana que vem vai ter campeonato de natação e a turminha dela já vai participar.

Ótimo assunto!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails