quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Filho único, vantagem ou desvantagem?

Momentaneamente a nossa idéia é ficar só com a Ana Lu, eu tenho lido muitos artigos sobre filho unico e cada vez que convivo com mãe de 2 ou mais filhos mais tenho certeza disso hahahahaha.
Em contra partida continuo sonhando com o meu filho adotivo. Eu sei que o trabalho é dobrado e o carinho tambem.

Para quem está no mesmo barco que eu vou falar um pouquinho sobre o filho único:
Muito se fala sobre o comportamento mimado, egoísta e genioso da criança que é o único fruto de um casal. Isso pode ser considerado um mito em um mundo onde as famílias que optam por ter apenas um filho crescem cada dia mais.

Quanto maior poder aquisitivo, maior o número de casais que escolhem por ter apenas um filho pensando em satisfazer as necessidades da criança. A idéia é coloca-lo em uma boa escola e um bom plano de saúde, que estão cada vez mais caros, além de aulas extras como natação e inglês. Soma-se isto a opção da mulher a ter um filho mais tarde para priorizar a profissão.

O capricho, a geniosidade e o egoísmo podem aparecer tanto em uma criança que é filha única ou que tenha irmãos. Esse perigo é maior nos filhos únicos porque os pais não têm com quem dividir os excessos. Tudo é para uma única criança. E é esse excesso que prejudica. Mas que fique claro: não é regra que todo filho único vai ser chato, mimado e egocêntrico. Depende sobretudo da educação dos pais.

Isso mesmo! Depende da educação dos pais. Nada pode ser em excesso. Carinho, limites, atenção, brinquedos, amor e proteção devem ser tudo equilibrado. Não é todo passeio ao shopping que tem que terminar em um brinquedo novo. Não é porque você trabalhou o dia todo e teve pouco tempo para o seu filho que deixará que ele faça tudo o que quiser.

A criança precisa ter regras e limites, mas sem deixar de dar amor. Carinho e atenção não estão embutidos dentro de um presentinho.

Muitas mamães ficam preocupadas quanto à socialização do filho único. Explica-se: A criança, neste caso, não terá um irmão para dividir a vida infantil. Seus amiguinhos de escola costumam ser as referências. Por nem sempre conhecer o estilo e conduta dos amiguinhos do filho, a mãe teme pelo futuro de seu pequeno. Normal.

Mas estudos destacam que filhos únicos criados de forma equilibrada e sem excessos crescem sem problemas de convivência.

Argumentos - Uma realizada pela da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Pediatrics, avaliou 13 mil estudantes do ensino fundamental e médio e descobriram que o fato de não ter irmãos não atrapalha as habilidades sociais de um adolescente. As crianças se socializam bem tanto na escola, fora e atividades extras.

Outro estudo feito há mais tempo foi realizado no Brasil, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria (Volume 26, nº1), não aponta diferenças significativas entre crianças com irmãos e filhos únicos. Na questão dos filhos únicos serem mais maduros por conviverem mais só com adultos não apareceu já que a preocupação com futuro e vestibular foi semelhante.

“Contrariamente à impressão de que os filhos primogênitos ou únicos tendem a ser diferentes dos demais, neste estudo não se detectaram diferenças entre filhos únicos, primogênitos e não primogênitos quanto ao relacionamento com os pais, presença de namorada e prática de esportes”, garantem os pesquisadores.

Não tenham medo de escolher a opção de ter só um filho. Bom exemplo e atitudes sem exageros garantem que o filho único tenha uma vida normal como qualquer outra criança. O excesso de mimo parte dos pais, avós e demais grandinhos. A criança é um reflexo disso.

Bruno Rodrigues

5 comentários:

Fabi disse...

Ótimo texto amiga! Eu concordo que depende mto da educação dos pais sim e respeito a decisão de quem opta por um filho só... no ínicio tbm pensei que iria ficar só com a Mila, mas como o tempo mudei de idéia e amo minha família assim! Eu penso um pouco diferente em relaçao a dar td do bom e do melhor, acho que a felicidade e crescimento deles não está nisso. mas isso é opinião minha.
Vc pensa em adoção? Acho lindo tbm!
Acho que de um jeito ou outro a Analu vai ter um irmão então!

Mariana Hart disse...

Eu acho que ter ou não ter um só filho vai além do mérito de mimos,socialização e etc...Acho que uma casa com mais de uma criança é muito mais feliz!Tem mais vida,mais alegria!Mais bagunca e trabalho obviamente,mas o carinho,amizade,relação entre irmãos são coisas que o dinheiro não paga!

No meu caso não escolhi ter 3,um veio de brinde,como vc bem sabe economizei gravidez,ninguém escolhe ter gêmeos,e sinceramente não se não fosse assim não sei se teria uma 3ª gravidez,acho que não. Mas ao mesmo tempo agradeço por ter vindo assim,pq é muito bom!

Pra tudo dá-se um jeito!Minha filha por exemplo estuda em um colégio federal que é um dos melhores do país,onde até ex-presidentes da república estudaram. Saírá de lá certamente preparada para qualquer faculdade federal. Custo!?Nem 1 centavo. Conheço pessoas que tem só um filho único mesmo desejando ter outro,mas não tem,pq prefere pagar uma escola com mensalidade de 2paus/mês. Acho desnecessário. Não paga a alegria,orgulho,prazer que um filho te dá na vida,no dia a dia!

Mundo capitalista fazer o quê!?Se vc der 1 carrão de controle remoto ou um carrinho hot whells de 4 reais p/meu Pedro,COM CERTEZA(fato!)ele escolhe o hot whells. Tudo depende dos valores e educação que passamos p/ a crianca. No mundo de hj as crianças querem computadores,esquecem da bola,pipa,pião...acho triste,sinceramente!

Imagino o futuro eu velhinha e a casa cheia de netos!Com 1 filho único não teria esse sonho!Amo família grande!Então na minha humilde opinião,como mãe de 3 e filha do meio de 3 irmãos(um deles ADOTADO!)...ter irmãos é BOM DEMAIS!!!!!!!!

Fernanda disse...

Nossa esse é um assunto ao qual sempre questionei.. sou adepta da campanha UM É POUCO,,isso mesmo, sou mãe de dois, e não é fácil mesmo, mas jamais pensaria em ter só um.. pq convivi com crianças, amigas minhas, que eram filhas unicas e ainda convivo com alunos na mesma situação, e até hj nunca encontrei alguém nessa situação que esteja contente, digamos assim, com isso, todos optariam por ter um irmão, com todos os problemas que eles trazem,, há quem já se acostumou com a ideia por saber que a opnião dos pais é o q vale, mas se pergutarem,, ah eles querem conviver com um irmão,,,e concordo que vai muito além de dar o melhor, ou de ser mimado e etc,, e a questão da companhia, dos laços,, eu odeio-ADORO meu irmão,, daria minha vida por ele,, e nem sempre são flores não,, aff,, acho q flei demais,, é que esse assunto me empolga,, mas qnto a sua ideia de adoção, linda,, vá em frente..

Neni Finger disse...

Eu vou ter apenas 1 filho.. se Deus não resolver agir diferente em mim.. rs
mas minha decisão está tomada.. se eu vou me arrepender somente o tempo dirá.. meu filhote é feliz assim tbém.. embora algumas vezes peça um irmão (irmã nem pensar) ..
Eu tbém sou a favor da adoção.. tenho um irmão adotado e p mim é como se fosse de sangue.. eu adotaria.. uma menininha de cachinhos.. oun.. rs
Bjos..

Anônimo disse...

Minha decisão tambem sempre foi de ter apenas 1 filho, ja tenho e a amo de uma forma incondicional, sabe ja li tambem que filhos unicos podem ficar mimados e egocentricos, mas acredito que se dermos uma boa educação com regras e limites criaremos filhos educados amorosos e consciente acima de tudo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails