segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atividade física deixa a criança mais inteligente, você sabia?


Da obesidade aos problemas de coração, fazer esportes ajuda na prevenção de diversas doenças e é largamente recomendado pelos os médicos. As ressalvas quanto a idade certa, e o tipo de exercício, para começar a se movimentar varia de caso para caso, mas é claro que a atividade física também faz bem para as crianças. De tempos em tempos surgem pesquisas que comprovam isso.

Recentemente, foi divulgado um estudo desenvolvido pelos professores da Universidade de Illinois, localizada nos Estados Unidos, que sugere que crianças que praticam atividades físicas tendem a ser mais inteligentes. Além disso, possuem uma memória melhor, já que o hipocampo ( parte do cérebro responsável por essa área e também pelo aprendizado) daquelas que se exercitaram era 12% maior do que o das sedentárias.

A pesquisa foi feita com um grupo de 49 crianças com idades entre 9 e 10 anos. Elas foram submetidas a um exame de ressonância magnética, técnica que permite imagens detalhadas de órgãos e tecidos do organismo, e também a um teste de aptidão física, em que precisaram correr numa esteira.

Para os cientistas que conduziram a pesquisa, a descoberta tem implicações importantes, pois incentiva as pessoas a praticarem esportes desde a infância. O que deveria ser mais um estímulo para que escolas e pais tornem o exercício uma prioridade na vida das crianças.

Segundo a especialista em recreação e lazer, Vania Cavallari, o cérebro é estimulado quando a criança pratica exercícos, mas isso não faz dela, necessariamente, mais inteligente. "Para se movimentar as pessoas precisam pensar e aprender também", explica. E é isso que faz com que o cérebro se desenvolva melhor e fique mais rápido nas respostas aos desafios. "É comum ainda pensarmos que somente a escola, e as matérias tradicionais, podem melhorar a perfomance intelectual, mas não, qualquer coisa que a criança aprenda ajuda no desenvolvimento, pois o cérebro é um músculo e precisa ser constantemente estimulado", diz Vania.

5 comentários:

Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Nada se compara á uma criança que brinca, se movimenta bastante o dia todo neh... é certo que vão desenvolver mais a inteligência, durmir melhor, etc!

Adorei o post!

Anônimo disse...

adorei essa parte muito boa tamb!

Luana Monteiro disse...

Concordo que criança precisa fazaer algum exercicio desde que ela goste e sem cobrança dos pais se não se tornará frustante para a criança

Beijos

Luana Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

OLa querida. Adorei a matéria, super interessante e importante.
parabéns por compartilhar com nós essas informaçoes!
Bjus

Luciana (Equipe Caramelo) comu bbs de NOvembro/2009

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails