segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alimentação infantil: mitos e verdades


Reunimos algumas das dúvidas mais freqüentes sobre nutrição das crianças e, para acabar de vez com elas, pedimos ajuda a alguns dos melhores especialistas no assunto.
Por Adriana Toledo


Jantar muito tarde provoca sono agitado nas crianças?
A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e a criança for para a cama logo depois de comer. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. O estômago, então, fica mais pesado e chega a incomodar. “Já uma refeição com baixo teor de gordura leva pelo menos duas horas para ser digerida”, afirma Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Após esse período a criança pode se deitar tranqüilamente”, completa o médico.


É melhor o bebê comer frutas com ou sem casca?
“O mais indicado é consumi-las com casca, quando possível, porque ela é uma ótima fonte de fibras”, garante Fábio Ancona Lopes, especialista em alimentação infantil da Unifesp. Mas enfatiza: as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos de agrotóxicos, substâncias extremamente prejudiciais.

É verdade que alimentos crus e duros ajudam a desenvolver a musculatura infantil?
“Sim, eles estimulam a mastigação, fortalecendo os músculos da boca e facilitando a fala”, diz Renata Cocco, pediatra da Unifesp. Quando introduzir a sopa na dieta do bebê, em vez de bater os ingredientes no liquidificador, experimente passá-los na peneira. Depois que seu filho estiver mais crescido, amasse os alimentos com um garfo para que possam ser mastigados. E, assim que alguns dentes tiverem nascido, ofereça alimentos crus, como a cenoura e a maçã, em pequenos pedaços — esta última dica, aliás, vale para a alimentação do resto da infância e da adolescência.


O leite de soja pode substituir o de vaca?
“Sim, se o problema for intolerância à lactose”, explica Renata Cocco. “Se não, o de vaca é melhor, porque tem mais cálcio.” É bom saber, ainda, que um grupo de proteínas do leite de vaca, as caseínas, pode provocar reações como urticária. Por isso, em caso de dúvida, consulte o pediatra. Só ele pode recomendar o tipo de leite mais adequado para a alimentação do seu filho.

Alimentos com corantes causam alergia?
A resposta é não para a grande maioria dos baixinhos. Além dos corantes, os espessantes e os conservantes, encontrados nos produtos industrializados, também são mal-afamados. “Mas testes comprovam que apenas 5% dessas substâncias estão relacionadas a crises alérgicas”, revela a pediatra Renata Cocco. “Já os alérgicos ao ácido acetilsalicílico, componente da aspirina, precisam tomar cuidado, porque tendem a apresentar reações a aditivos alimentares.”


Leite fermentado ajuda a combater a diarréia?
“Sim, os lactobacilos presentes no leite fermentado competem com as bactérias nocivas no organismo, modificando e colonizando a flora intestinal com germes benéficos”, informa o nutrólogo Mauro Fisberg, de São Paulo. Assim, a inclusão desse tipo de bebida na alimentação infantil pode abreviar a duração da diarréia. Se o problema persistir, procure o pediatra.

PS: AnaLu não estava com piolho, ufaaaa!

5 comentários:

Nina.fabiano disse...

Olá Kelly primeiramente gostaria de agradecera vc as boas vindas as Mamães de Nov 2009, pois faço parte delas...rsrsrs...nossa eu adorei seus posts sobre o assunto da alimentação infantil, nunca imaginei q os lugumes crus e duros pudessem ter algo a ver com desenvolvimento ou fortalecimento da musculatura, e o leite fermentado então, é bom pra diarréia...pensei q fosse o contrário...rsrsrs mais enfim é vivendo e aprendendo né...adorei seu blog, vou acessá-lo sempre para ver as novidades...
Bjinho

Mariana Hart disse...

Esse é um dos meus assuntos preferidos!E essa daqui é novidade p/mim:
"Leite fermentado ajuda a combater a diarréia"

A nutricionista do Leo manda ele tomar p/prisão de ventre. Será que tô faznedo errado!?Ainda bem que ele não gosta mesmo!rs!
Bjos lindona!

Regina Ferreira disse...

Oi Kelly td bom??Muito obrigada pelas boas vindas para as mamães da comu bb de nov 2009 !!! Adorei a matéria pq eu particularmente tenho varias duvidas sobre a alimentação sabe como é né mãe de primeira viagem sempre tem medo de tudo!!!!Obrigada e bjs!!!!

paula biscuit disse...

obrigada por dar as boas vinda a comu de bb's de novembro de 2009...........amei o assunto sobre alimentação infantil,agora que a minha Yasmin está nessa nova fase tudo sobre o assunto me interessa!!!

Eli, mamãe de Davi disse...

Olá Kelly, obrigada pelo blog, é maravilhoso e tem muitos assuntos que muito me interessam. Gostaria também de parabeniza-la pelas boas vindas as Mamães de Nov/2009. A partir de hoje seu blog será visitado por mim sempre, pois achei assuntos interessantíssimos... Mais uma vez obrigada!

(Equipe: Estrelas - Comu: Bebês de Nov/2009)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails