quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quando nascem os dentinhos...


Em alguns bebês o nascimento dos dentes pode ate ser indolor, mas de maneira geral não é o que acontece. Afinal, a mudança é grande, em pouco tempo eles deixam de ser banguelinhos e passam a ter dentinhos!!
A gengiva que está prestes a ser “rompida” pelo dente, torna-se mais avermelhada e com aspecto de inchada, este processo geralmente deixa a criança mais irritada e mais chorona. Junto com isso, em algumas crianças aparecem sintomas como diarréia, febre, coceira nas gengivas, maior salivação, diminuição no apetite, entre outros. Claro que os sintomas variam entre um bebê e outro, e não necessariamente todos sempre estarão presentes.
Essa coceirinha na gengiva faz com que a criança leve a mão à boca o tempo todo, bem como objetos que estiverem ao seu alcance. E assim ela se contamina com as “sujerinhas” presentes nesse objetos, sendo esses bichinhos a causa de muitas das diarréias que as mães relatam na fase de nascimento dos dentes.
Cabe aos pais ajudar no alivio dos sintomas. Oferecer ao bebê mordedores de borracha (alguns deles tem líquido dentro), eles costumam aliviar a coceira e ajudam também apressar o rompimento da gengiva; preferir os alimentos mais geladinhos; analgésicos quando necessários; esfregar as gengivinhas com uma compressa, além de muita paciência com os pequeninhos.!
O dente de leite além de ser uma gracinha tem funções muito importantes! O nascimento dos dentes coincide também com o período no qual alimentos sólidos são acrescentados à dieta do bebe; servem para facilitar a mastigação e trituração dos alimentos e isso consequentemente estimula o crescimento dos ossos da face. Além é claro, de participarem na fonação, pois certos sons dependem da relação língua/posição dos dentes. Eles também “guardam” o lugar para os dentes permanentes, e a perda precoce dos dentes de leite exige alguns cuidados orientados pelo dentista. Por fim, a estética. Crianças que ficam banguelinhas cedo sempre são alvos de tirações de sarro na escola.
Os dentes de leite são muito mais importantes do que costuma-se pensar. Eles são a primeira dentição da criança e a maneira como serão tratados e cuidados, irá certamente repercutir na dentição permanente. Crianças com boa higiene, sem dor, que freqüentam o dentista regularmente serão adultos sem histórico dental traumático..! Portanto, seu filho JÁ tem os primeiros dentinhos ...a partir daí os cuidados começam...por enquanto, cabe a você essa tarefa..!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails