segunda-feira, 5 de julho de 2010

Menina e Maquiagem

O que fazer? Um cuidado importante é prestar atenção na frequência com que a filha brinca de maquiagem. “De vez em quando, ir a uma festinha toda pintada é divertido. Mas, se o uso desses produtos de beleza passa a ser constante, há alguns riscos”, avisa o pediatra e toxicologista Sérgio Graff, de São Paulo. O perigo é maior quando a criança utiliza maquiagens que vêm em brinquedos e os cosméticos da mãe. “Os produtos podem ser hipoalergênicos para a pele da mãe, mas isso não significa que serão seguros para a da menina”, alerta Graff.

Na prática, o que os especialistas recomendam é: se for para a criança se maquiar, vale a pena investir em kits infantis certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O problema de usar qualquer substância no rosto dos pequenos é que a pele deles, imatura e fina, tem uma absorção maior. “A camada de gordura, a penugem e a pigmentação ainda estão em formação. Soma-se a isso a falta de imunidade dos mais jovens frente a corpos estranhos”, resume a dermatologista Ana Mósca, do Rio de Janeiro. “Há casos de crianças com alergias, irritações e até queimaduras químicas por causa do uso indevido de maquiagens.”

Antes que os pais se desesperem, os especialistas lembram que um pouquinho de maquiagem hipoalergênica, vez ou outra, costuma ser inerte. Na verdade, o que mais preocupa são os aspectos emocionais. “Entre 3 e 5 anos, a menina se projeta na mãe e quer se produzir como ela. Isso é normal. O que não é normal é a filha pular a fase infantil e se tornar algo que não é”, alerta a médica Ana Mósca. Fique atento se é o caso e, na dúvida, procure ajuda especializada.


AnaLu tem vários estojos, ama se maquiar e maquiar as bonecas. Ela quer usar tudo oque eu uso. Se coloco vestido, ela quer vestido. Se faço maquiagem, ela quer maquiagem. Então eu procuro ter muito cuidado. Na hora de ir a uma festa ou ocasiao especial eu passo um glitter no olho dela, fica linda! Faço isso pq apesar dela amar eu incentivo a vaidade.

AnaLu 1 ano e 4 meses passando బాతోం

Afinal, que menina resiste à tentação de imitar a mãe, as tias e as atrizes?

2 comentários:

Trícia Ferreira. disse...

Amiga, eu tenho um post sobre isso salvo...vai entrar esta semana no ar. Bom, sou quase radical em relação a isso. Para dizer que a Giovanna nunca usou nada, fiz pintinhas no rosto dela durante as três festas juninas que ela foi até hoje. Só!!!

Sou contra mesmo!!! Pra mim criança não tem que usar maquiagem, pintar unhas, frequentar salão (só se for cortar o cabelo). Podem me chamar de antiquada, mas acho que tudo na vida tem fases.

Em festinhas, que tem lugar que faz maquiagem em criança, aviso logo a Giovanna que ela ñ pode e pronto, ela já sabe que só qdo ela crescer.

De qquer forma, ótima tema do post.

Fabi disse...

Olha eu não sou contra, dependendo da ocasião tbm deixo a Mi se maquiar, ela adora, mas sou contra o exagero, tipo a reposrtagem que passou no fantástico onde as meninas tem salão marcado to fim de semana com as mães, que vivem em função da beleza etc... é preciso bom senso como sempre!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails