terça-feira, 27 de novembro de 2012

Leia para o seu filho, isso pode mudar a sua história!


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Aproveite nossas dicas e decicie-se com o pimpolho:

- Se ler um livro, conheça a história antes. Assim, você passa mais credibilidade na hora de contar e evita surpresas desagradáveis que possam surgir no texto, como algum conteúdo que não seja apropriado para a idade da criança.

- Tente ser o mais natural possível, contando uma história inventada ou lendo.

- Lembre: toda narrativa precisa ter começo, meio e fim.

- Mostre entusiasmo para que a criança associe a leitura a um momento de alegria e diversão.

- Capriche na interpretação, principalmente se o seu filho for bem pequenino. Mude a voz para diferenciar as personagens, abuse das expressões faciais e onomatopéias.

- Pense na possibilidade de criar um cantinho de leitura para seu filho. Um espaço onde os livros estejam disponíveis para ele o tempo todo.

- Não exija que a criança entenda tudo e ainda faça comentários sobre a história. Respeite o tempo dela para absorver as informações.

- Conte histórias diariamente. Assim você garante que o seu pequeno será um futuro leitor.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails