quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ANVISA aprova maquiagem em crianças a partir de 3 anos

Polêmicas a parte, uma consulta pública lançada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a entrada no mercado de maquiangens infantis. 

De acordo com a proposta, desodorantes para axilas e pés podem ser ofertados para crianças a partir de oito anos, desde que não sejam antitranspirantes ou em aerossol - forma cuja toxicidade para crianças não está definida, segundo a agência. Substâncias antissépticas estão liberadas, desde que sejam de "uso consagrado". Já os componentes alcoólicos, normalmente presentes nos desodorantes, devem ter índices mínimos. A sombra, diz a proposta, pode ser aplicada por adultos em crianças de três e quatro anos e pelas próprias crianças a partir dos cinco anos de idade.

Produtos como blush, batom e brilho labial já têm regras específicas e são liberadas para o público infantil. O mesmo vale para xampus, sabonetes, esmaltes, protetores solares, entre outros.
 
Os brasileiros têm mais alguns dias para opinar sobre a cartilha, enviando opiniões pelo site da instituição, em http://portal.anvisa.gov.br. As novas medidas aumentarão as exigências para os cosméticos infantis chegarem às prateleiras de farmácias e lojas de departamento com mais segurança. Mas, por outro lado, dermatologistas e pediatras temem que elas acabem por incentivar o consumo. Nos últimos cinco anos, dobrou o faturamento do setor. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o mercado infantil faturou R$ 1,12 bilhão em 2011.

A atualização da legislação é importante para dar limites à indústria e ao consumidor. Só não pode ser usada para estimular o consumo, pois estamos falando de um público sensível — ressalta a dermatologista Vivian Amaral, que cuida de adultos e crianças em seu consultório. — A pele da criança é mais fina, e absorve qualquer substância com facilidade. Por isso, recomendamos maquiagens com baixa concentração de álcool, que pode ser retirada apenas com água. Se os cosméticos forem usados de forma lúdica e com moderação, não há problema.

Eu sou a favor da liberação, para que as meninas estejam protegidas. Quem tem uma menina vaidosa em casa sabe que não dá pra proibir um gloss ou um brilho na unha de vez enquando.

 Nos últimos tempos, a minha filha estava pegando todos os meus batons, esmaltes e sombras. Para a sua própria segurança, comprei maquiagem própria para sua idade para usar em ocasiões especiais, sai com facilidade no banho, sem a necessidade de demaquilante. É uma brincadeira de menina.

Aqui você encontra produtos próprios para princesas:Just 4 Princess

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails