quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Paternidade baixa níveis de testosterona


Assim que seu filho nasceu, tudo ficou diferente, inclusive a vida sexual, não é mesmo? Agora, a ciência tem uma explicação para essa mudança. Pesquisadores da Universidade Northwestern, nas Filipinas, descobriram que depois que os homens se tornam pais, os níveis do hormônio testosterona caem, indicando que eles são biologicamente programados para cuidar de seus bebês.

O estudo, publicado na revista científica The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), acompanhou 624 homens com idades entre 21 e 26 anos durante cinco anos – período no qual alguns se tornarem pais - e descobriu que, logo após o nascimento do bebê, seus níveis de testosterona caíram substancialmente - cerca de 34%. Um número significativo em comparação com a queda normal com a idade, observada em solteiros que não tiveram filhos. Para esse grupo, houve redução de 12%.

Pais de bebês recém-nascidos, com menos de um mês de idade, apresentaram níveis especialmente baixos do hormônio. Quedas maiores também foram verificadas naqueles que passavam mais de três horas por dia brincando, alimentando, dando banho, vestindo ou lendo para seus filhos.

Para o obstetra Abner Lobão, da Unifesp (SP), essa variação do hormônio nos homens “imita” a mudança hormonal da mulher na gravidez e pós-parto, o que favorece um estilo de vida mais propenso a cuidar da gravidez e, depois, do bebê. “Essa é a resposta que muitos casais buscam quando lidam, angustiados, com a demora do retorno à sua vida sexual “normal” depois do parto. É claro que não somos comandados apenas pelos hormônios, mas, sem dúvida, eles são muito responsáveis por esse período sexual mais “tranquilo” depois que os filhos nascem”, diz o especialista.



Bruna Menegueço

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails