segunda-feira, 4 de julho de 2011

Depois do primeiro aninho...




Depois do primeiro ano de muita gargalhada, amassos e beijinhos vem uma das melhores fases do bebê, mas para o pesadelo de papais e mamães, depois de soprar a primeira velinha, é provável que seu filho fique mais interessado em aprender a andar e correr do que em comer.

Assim, seu interesse pela comida despenca. Ele está ocupado demais para desperdiçar um tempo enorme comendo. Mas isso é normal. Nessa época Ana Luiza estacionou nos 11 kg por 3 meses que me deixou muito preocupada.

O ritmo de crescimento da criança diminui no segundo ano e seu apetite acompanha essa queda. Não se preocupe. A gordura adicional que ela acumulou no primeiro ano serve de combustível para toda essa movimentação. No entanto, nessa idade elas precisam de energia para se manter de pé.

Uma criança de um aninho pode ficar rapidamente sem combustível, tornando-se agitada e irritada. O ideal é que ela faça cinco ou seis pequenas refeições durante o dia, inclusive dois ou três lanches saudáveis. Alimente seu filho com pequenas porções, colocando mais comida no prato assim que ele terminar. Um prato muito cheio é um convite à desistência e à bagunça. Eles acabam se sentindo incopetentes e mais tarde sentem medo das refeições.

Sem tempo para comer Como é difícil fazê-la parar. Cada mordida é uma vitória para uma criança nessa fase. Que mãe nunca saiu correndo atras do seu pimpolho com um prato de comida? Torcendo por algumas colheradas. As calorias em alimentos sem grande valor nutritivo, como biscoitos, doces e sucos, são um desperdício do tempo e do apetite da criança.

Ofereça alimentos nutritivos durante as refeições regulares, mas não force a criança a comer. Crianças pequenas que dizem o quanto basta, desenvolvem hábitos alimentares mais saudáveis depois de adultas. Cabe a você oferecer alimento saudável e atraente regularmente. Cabe a ela decidir se quer ou não comer. Isso fará com que as refeições em familia se tornem mais agradaveis.

Fazer com que se sente à mesa na hora das refeições, por menos que coma, é importante para ensiná-la a hora em que elas são servidas. Nessa idade, a criança adora comer à mesa, com a família. Este é o momento perfeito para que ela aprenda a se socializar e para você ensiná-la a comportar-se à mesa. Se a criança resistir ou começar a jogar a comida para fora do prato, é porque já está satisfeita. Observe isso. Deixe-a sentada, dê um livro para ver, mas não ofereça mais comida, pois isso inicia uma batalha na qual você jamais sairá vencedora.

A grande bagunça Seu filho aprende muito quando "brinca" com a comida. Deixar a comida cair no chão, amassá-la entre os dedos e esfregá-la na mesa são maneiras de conhecer os alimentos e de aprender a gostar deles. Ele provavelmente ainda não sabe usar a colher direito. Não importa, dê-lhe uma colher. Nessa idade, a criança quer comer sozinha e você deve estimulá-la, por maior que seja a bagunça. Nessa fase a crinça também está aprendendo a usar o copo: mais uma vez, bagunça à vista! A melhor opção é aprender a conviver com a bagunça usando e vestindo materiais fáceis de limpar. É necessario muita sujeira e bagunça em todas fase do seu filho, afinal de contas, se sujar faz bem.

Dicas para as refeições Se o seu filho só quiser comer macarrão, por exemplo, procure o pediatra. Talvez seja necessário dar-lhe uma vitamina. Em geral, as crianças não precisam tomar vitaminas, mas se seu filho realmente se recusa a comer, a administração de uma vitamina talvez o faça se sentir melhor. Não dê vitaminas de adultos, elas podem ser tóxicas para crianças. E já providencie molhos nutritivos como abobora, espinafre. Ele pode não dar grandes colheradas no molho mas conhecerá o sabor e saboreará grandes fontes de vitamina.

Comer no lugar certo Criar bons hábitos alimentares é sinônimo de comer sempre no mesmo lugar, como o cadeirão, na cozinha. Não é sinônimo de comer na frente da televisão, no quarto ou andando pela casa. A criança que come andando corre o risco de engasgar.

E acame-se! Essa fase pode durar anos! hehehe

A Ana Luiza nunca foi boa de garfo, claro que como qualquer criança ela tem as fases "come come ativado". Eu ja me preocupei mais com isso, mas uma vez o pediatra disse que ela estava bem acima da linha de crescimento e peso da idade dela, que eu podia ficar tranquila.

Eu a levo a nutricionista e faço um cardapio apropriado ao clima e idade dela.

Hoje, aos 4 anos ela come de tudo, porém, em pequenas quantidades. Não gosta de parar de brincar para comer e adora comer brincando. Em casa nós temos uma rotina bem certinha e que ela não pode escapar. A criatividade é sempre o meu artificio preferido, prato com desenhos, carinhas de comida e premios em beijos para os pratos mais coloridos faz com que ela seja apaixonada por frutas, verduras e legumes. Sinheeee ela vai as compras e tira risos das pessoas a volta quando pede beterraba, couve flor, brocolis, xuxu, cenoura... etc! Me orgulho muito disso!

Ana Luiza com 1 ano e meio comendo sozinha.

3 comentários:

Pequenos Mimos disse...

O Meu depois de 1 aninho não come quase nada e ele já vai fazer 2, mas eu faço comidas que ele gosta e coloco coisas saudáveis no meio e ele come numa boa, mas beterraba ele vê de longe e faz cara feia,hehehe

Mila Machado disse...

Oi Kelly!
Vi sua sala no blog da Ly -Design my life. Não resisti e fiz um projetinho para você!
Pronto!
Se você achar que fui muito intrometida, pode falar (Foi na melhor das intenções, juro!)que eu tiro o post, vou entender...
Mas se gostar, vou ficar mucho feliz!!!

beijão
Camila
Casacomdetalhe.blogspot.com

Liby86 disse...

OI Kelly, hoje é a minha primeira visita por aqui. Muito fofa essa foto da sua filha!

Eu também vou ser mãe de uma menininha, mês que vem. Estou seguindo o seu blog e venho aqui comentar sempre que puder.

Quando der da uma passadinha no meu blog:

www.vidaepensamentos.blogspot.com

Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails