sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

5 dicas para um Natal lindo e prático

1. LISTE TUDO QUE PRECISARÁ ORGANIZAR

A primeira coisa a fazer é decidir quem será convidado para o evento. Depois, organize o menu. Quando já souber o que será servido, faça uma lista de compras de alimentos e bebidas, colocando sempre uma margem de 20% a mais do que o previsto para que não falte nada. Faça uma pesquisa de preços e coloque no papel o quanto vai gastar e com o que, assim você já elimina excessos antes de chegar ao mercado. Compre o que for seco e enlatado de 15 dias a uma semana antes da festa e deixe para providenciar os perecíveis, como carnes e sobremesas geladas, com um ou dois dias de antecedência. Se o Natal for do tipo “cada um leva um prato”, organize uma lista para que não haja muita repetição. O ideal é perguntar o que cada um gostaria de levar e fazer a divisão um mês antes. Faça listas também para os presentes e a decoração.

2. PENSE PEQUENO NA HORA DE DECORAR A CASA

Ter uma árvore de Natal enorme e dezenas de enfeites espalhados pela casa pode parecer maravilhoso, mas lembre-se que dá trabalho arrumar tudo – e depois de alguns dias você vai ter que desmontar e guardar cada pecinha... Você não precisa de uma superprodução para deixar a decoração natalina bonita e sofisticada. A dica de Raquil Lange, da Parangolé Festas (SP), é investir em pequenos detalhes, como uma árvore menor colocada em cima de um aparador ou rack (o que também evita acidentes com as crianças pequenas) ou um presépio simples. “Também gosto de enfeitar árvores ou plantas que já existem em casa e de colocar forminhas de brigadeiro nas luzes de Natal para que fiquem diferentes. É só fazer um corte pequeno e encaixar a lâmpada.”

3. TROQUE ENFEITES COM OS AMIGOS

Os objetos de decoração natalina costumam ser lindos e durar por muitos anos. Afinal, eles ficam a maior parte do tempo dentro de caixas no seu armário. Se você cansar de usar os mesmos todo ano e não quiser se desfazer dos antigos nem comprar novos, proponha uma troca de enfeites entre amigos. É uma forma inteligente e econômica de redecorar a sua casa para o Natal – e, de quebra, ainda organizar um evento divertido para já ir entrando no clima das festas de fim de ano.

4. MONTE UMA ÁRVORE SUSTENTÁVEL

Aproveite o espírito natalino para pensar no meio ambiente. Uma decoração mais ecológica pode ficar bonita e diferente, começando pela árvore de Natal. Só vale escolher uma natural se você for cuidar dela depois e reutilizá-la no ano seguinte. Se não, é melhor comprar uma de plástico (de preferência com material ecologicamente correto) e usar sempre a mesma. Para decorá-la, você pode usar desde sapatinhos de bebê até fotos de família coladas em caixas de fósforo decoradas. Vale também reformar o que já tem, aplicando lantejoulas e fitas nas bolas ou usar a criatividade para fazer enfeites com caixas, sobras de tecido e folhas de revista, sugere Cris Turek, da Vila do Artesão (PB). “Uma opção elegante é montar uma árvore de galhos de árvore secos em um vaso. Dão um efeito belíssimo quando usados com poucos enfeites.”

5. SISTEMATIZE AS CAIXINHAS DE FIM DE ANO

Nesta época é comum dar presentes para professores e caixinhas para funcionários, mas o que e quanto dar para cada um? A principal dica do economista Francis Brode Hesse, especialista em finanças pessoais, é conversar com outras pessoas que também darão caixinhas e lembranças. “Se for para o porteiro, estipule com os outros moradores um valor médio ou até combine um presente mais legal em conjunto, como uma boa cesta de Natal”. Para agradar professores, babás e outros funcionários próximos da sua família, prefira usar a criatividade e pedir a ajuda das crianças para fazer presentes personalizados, como um desenho ou pecinhas de artesanato. O importante é tomar cuidado para não exagerar nas pequenas compras e fazer dívidas para o ano seguinte.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails