quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quando meu filho vai dormir a noite toda?



Qual pai ou mãe, logo que chega em casa com o bebê da maternidade, não tem a sensação de que nunca mais vai dormir como antes? E não vai mesmo!!! Pelo menos até eles casarem. hahaha! Se você está passando por isso, uma pesquisa comprovou o que nesse momento é difícil acreditar: seu filho provavelmente vai dormir a noite toda em poucos meses.



Na primeira semana de vida da AnaLu ela dormia as 23:30h e acordava as 6:00h um sonho para qualquer mãe, não é? Ela dormia e eu ficava mais umas duas horas babando, chorando, encantada com aquele pedacinho do céu. Foi quando alguém da área da saúde da familia disse que eu era louca e que um bebê NUNCA poderia ficar tanto tempo sem mamar. Desde então, as 3hs da manhã lá ia eu acordar o sono perfeito e tranquilo da minha filha para dar de mamá. No dia seguinte eu tava um caco e foi assim por alguns meses. Até que o pediatra disse que eu jamais deveria ter feito isso, porque se ela estivesse com fome ou desconfortavel com alguma coisa ela se manifestaria com a unica forma de comunicação que ela conhecia: choro.

Um estudo realizado por pesquisadores da University of Canterbury, na Nova Zelândia, envolveu pais de 75 crianças que preencheram um diário sobre o sono do filho durante seis dias por mês, do nascimento aos 12 meses. Os resultados mostraram que aos 5 meses 50% das crianças eram capazes de dormir entre 22h e 6h. Animador, não?

É preciso lembrar, no entanto, que o padrão de sono varia de criança para criança. Enquanto umas dormem o regulam mais rápido, outras demoram um pouco mais.

A pediatra Márcia Hallinan, do Laboratório do Sono da Universidade Federal de São Paulo, preparou um lista de situações que você, provavelmente, já enfrentou. Para que os pequenos aprendam a dormir, ela explica que é necessário rotina, ajuste de horários e paciência, muita paciência. Os exemplos abaixo podem ser aplicados eventualmente, portanto, evite-as:


>> ninar bebê no colo diariamente (o correto é colocá-los na cama ou berço e ler por uns 15 minutos ou cantarolar embalando-o pelo mesmo tempo);

>> nada de perambular com a criança pela casa no carrinho de bebê, ou colocar no bebê-conforto lugares esquisitos, como sobre a máquina de lavar (ninguém precisa ser chacoalhado para pegar no sono. Dê uma fraldinha, que ele se auto ninará);

>> nada de passear de carro com o pretexto de fazer a criança dormir;

>> não ofereça mamadeira ou chá a cada choramingo, elas só podem existir se fizerem parte do ritual;

>> pode ser uma delícia, mas não é correto ficar abraçados, lendo até eles dormirem. Você deve deixar o quarto deles quando estiverem sonolentos, mas ainda acordados. Eles devem perceber que estão sozinhos, para não se assustar quando despertarem no meio da noite;

>> nada de inventar situações negativas em relação ao sono, como bicho-papão;

>> atenção: berço não é lugar para castigo!

Eu amamentava deitada, ela dormia muito fácil então eu a levava para o berço. Foi assim até 1 ano e 8 meses quando eu desmamei, mas até esse ano a gente dormia nessa posição e no mesmo ritual. De um tempo pra cá ela vai sozinha pra cama dela, eu fico lá lendo, ninando, cantando, contando histórinhas até ela pegar no sono.
Até hoje essa é a nossa posição de aconchego, e nós adoramos!!

Na posição deitada, a mãe e o bebê estão frente à frente (barriga com barriga). A mãe oferece o peito do lado que está deitada. Esta posição e a sentada inversa são mais apropriadas quando a mãe for submetida a uma cesariana. Não se preocupe em dormir com o bebê na mesma cama, não há perigo.

PS: A Analu NUNCA dormiu entre nós, primeiro porque nós passavamos a noite em claro quando ela estava na cama e segundo porque eu acho ótimo manter o nosso canto, a nossa intimidade. Quando é necessário, porque ela estava doente, por exemplo, o papai acaba indo para o colchão.

4 comentários:

Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Aqui em casa foi tudo muito pareçido com aí na sua casa Kelly.
Meus dois filhos dormiam bastante e quando acordavam durante a madrugada para mamar era 1 vez só!
Nunca fui de ficar ninando Pedro nem Gabri para durmir, tbm amamentava-os deitada na cama.
Já vai fazer quase 2 anos que Pedro dorme na cama dele e sozinho em seu quartinho.
Ele anda chegando da escolinha e já bem cansado, tenho que logo dar banho e dar algo pra comer pq lá pelas 7:00 sa noite ja ta querendo durmir.
Ontem ele deitou la na cama dele sozinho com seus bichinhus que anda carregando ultimamente pra baixo e pra cima e pediu mama, logo adormeçeu e só acordou hoje as 7:00 da manhã pq o pai dele foi lá dar um beijo antes de sair!

Fabi disse...

Meus filhos demoraram mais pra dormir a noite toda... aff passei algumas noites feito zumbi, pq o Matheus simplismente não dormia... mas passou!
Os dois sempre dormiram em seus quartos tbm, desde bebês pq concordo com vc amiga, sempre preservei nossa intimidade e pra facilitar tbm, pq depois pra eles acostumarem qdo são maiores da mais trabalho...

Sabrina disse...

Nossa acho seu blog suuuuper fofo *-*
que tal da uma passadinha no meu rapidinho ?

Ly Mello disse...

A pergunta é: quando uma mãe volta à dormir a noite toda? hahahaha
Eu juro que não sei!
Pq se as crianças não acordam, quem acorda sou eu e vou até no quarto vê-las! hahahaha

Beijocas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails