segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Crianças menores de 1 ano devem receber vacina contra meningite C

Os bebês menores de 1 ano devem receber a vacina conjugada contra o meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana a partir desta semana até o final de dezembro, em São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo passa a vacinar em toda a rede pública do Estado. Inicialmente foram imunizadas as crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária é necessário apenas uma dose. Já as crianças menores de 1 ano deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem 1 ano de idade.
A partir de janeiro, a vacina contra meningite C entra definitivamente na rotina do calendário de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde). As crianças deverão ser imunizadas aos 3 e aos 5 meses de idade, e tomar um reforço ao completar 1 ano. Antes desta medida, a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C. A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

3 comentários:

Unknown disse...

a vacina contra pneumonia tbm esta disponivel nos postos do SUS,p/crianças ate 23meses!
aqui no Rj,em SP e ES,tenho certeza q ja foram crinaças imunizadas inclusive meu filho caçula

Fabi disse...

Até que enfim né?

Unknown disse...

Que bom!Agora mais uma proteção para nossas crianças.Mas fiquei com uma dúvida:e a criança que não pode tomar a vacina?Corre o risco de contrair a doença?
Também fiquei pensando em como somos fragéis e estamos sujeitos a tantos vírus,bactérias e doenças.Precisamos ser cautelosos e tomar o máximo de cuidado com nossa saúde.

Vou deixar aqui um link que pode ajudar-nos a fazer isso.

http://bit.ly/aOew80

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails