sábado, 23 de outubro de 2010

62 dias para o Natal!

Os povos antigos tinham o hábito de enfeitar árvores em datas comemorativas. Para eles o Pinheiro era uma árvore que representava vida e esperança, talvez por ser uma árvore bastante resistente que mesmo no inverno mantinha-se bonita e vigorosa. Os egípcios consideravam a Tamareira a árvore da via e a enfeitavam em dias festivos. Na Alemanha porém, teve início a conhecida árvore de Natal.

O padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma protestante do século XVI, montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. Tinha como objetivo era mostrar às crianças como imaginava ser o céu na noite de nascimento de Cristo. O príncipe Albert, da Inglaterra, ajudou a popularizar a árvore de Natal, quando montou uma linda árvore no palácio britânico.

As árvores de Natal foram adaptadas por diferentes culturas em cada país. Papeis coloridos, doces, frutas eram os enfeites iniciais. Tais enfeites foram substituídos por bolas, laços, estrelas, anjos e muitos outros arranjos que foram incorporados ao significado da data.

Alguns significados dos enfeites natalinos:
- Anjos- mensageiros de Deus, representam o anúncio do nascimento de Jesus.
- Bolas Coloridas- representam os frutos da árvore, sinal de fertilidade, de renovação.
- Estrelas- simbolizam a chegada de Jesus, seu nascimento.
- Sinos- para anunciar grandes acontecimentos
- Velas e Luzes- simbolizam Jesus Cristo, a “Luz do Mundo”
- Guirlanda- simboliza esperança de uma nova vida.

Há uns 10 dias me assustei ao ver algumas lojas e o big já vendendo os apetrechos para o Natal. Ano passado não fiz nada porque estava de mudança, mas eu amo essa época, as pessoas felizes, preocupadas com crianças carentes (tudo bem que só essa época é pouco, mas é um pouco), a casa toda enfeitada e colorida, o espírito de Natal!

Hoje fui para o exterior (hahaha) ver a aquela sujerada, gente desesperada, filas imensas e sem fim, pessoas sem educação, além da aventura comprei a nossa árvore de natal, bolas fitas, saia da árvore e tudo o resto p/ ela ficar bem linda!!! Pena que o dinheiro é SEMPRE pouco e eu acabo não comprando metade das coisas que eu gostaria. Sinal que já estamos entrando no ritmo do natal, daqui pra frente o tempo voa.

Vale lembrar a alegria da princesa ao ver, escolher e participar de tudo isso. Irei montar o pinheirinho final de novembro, depois no meu niver. Daí tiro muitas fotos e posto aqui pra vocês verem. Estou fazendo a listinha de presentes e sonhando com os amigos secretos. Ana Lu já escolheu o presente dela, e você?

4 comentários:

Fabi disse...

Gentem parece mentira, mas o Natal ta aí de novo! Ano passado tbm não fiz nda pq recem tinha operado, mas esse ano quero ir pro esterior tbm e comprar um árvore bem di linda...

Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Pois é.. como passa rápido neh!
Eu quero fazer uma decoração bem caprichadinha aqui em casa esse ano, Pedro vibra com as luzes e decorações de Natal... e os grandões aqui de casa tbm.. rs!

Trícia Ferreira. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Trícia Ferreira. disse...

Aaaamoooo essa época do ano. O clima, as comidinhas, as decorações...tudo! Ano passado quase não arrumei nosso apt. pq já não tinha mais energia para arrumar nada no apt que 'havia passado o prazo de validade'.

Este ano, promete ser diferente, e hoje conversei com o marido que quero fazer uma decoração bem bonita aqui em casa,já estou consultando sites para pegar ideias...

Bjs florzinha!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails