quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como lidar com a birra?


Se for fazer uma visita, peça para seu filho escolher um ou dois brinquedos para levar, o que a ajudará a passar o tempo se distraindo também.
Não fique longos períodos em lugares agitados ou cheios de gente estranha ou que não sejam de grande interesse para a criança, pois fará com que se assuste e se irrite mais facilmente. Afinal, programa de adulto é para adulto.
Não espere que seu filho se comporte adequadamente por horas a fio, que não acontecerá. Caso tenha que lhe chamar a atenção, não o faça na frente de outras pessoas. Leve-o para um lugar afastado e esclareça que não tem o direito de magoar ou irritar as pessoas. Evite grandes discursos, pois após um ou dois minutos, a criança se cansará e deixará de ouvir.
Se tiver que impor um castigo, para cada ano de vida, um minuto correspondente, sempre dizendo o motivo pelo qual está sendo punida. É suficiente para aprender. Porém, se ela se comportar como esperado, não se esqueça de elogiá-la, incentivando-a sempre.
Lembre-se sempre: ser pai ou mãe exige tempo, disponibilidade e paciência. Muito tempo, muita disponibilidade e muita paciência.
10 passos para lidar com a birra da criança. E não perder a classe, agindo corretamente depois que a criança se acalmar.

1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.

2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo. Antes de sair de casa a AnaLu já sabe o que vai ganhar, se ela se comportar, assim não gera anciedade, nem birras! Se não houver o bom comportamento eu explico que ela não ganhará por causa do mau comportamento, ela chora, eu repito e vamos para casa.

3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.

4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...).

5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranqüila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.

6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.

7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade!

8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.

9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo.

10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento.

A AnaLu não é uma criança que chora ou faz birras a toa, mas é criança e acontece, lógico! Quando isso acontece eu levo ela para um canto e converso. NUNCA cedo, a não ser quando sei que é sono ou fome, mas nada que um colinho não resolva.

Veja mais aqui.

7 comentários:

Fernαndα αlves disse...

Oie Kelly..
Acho que vou ter que decorar tudo que esta escrito aquii minha filha é tão Birrentaa.. rsrs

Bjuus

Fabi disse...

No geral o Matheus é bem compreensivo... mas ja aconteceu birra sim... mas acho que o segredo é não ceder, pq eles percebem q não resolve e vão parando de se comportar daquela maneira.
Adorei as dicas, mto interessantes!

Eli, mamãe de Davi disse...

Kelly, boa noite!
Mais uma vez quero parabenizá-la pelas reportagens que tem no seu blog. Meu filho tem apenas 11 meses e já está fazendo birras rsss Ver se pode uma criança fazendo birras com apenas 11 meses...Bjs obrigada mais uma vez!

Eli, mamãe de Davi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Ferreira disse...

Kelly vc acredita que minha filha só tem 11 meses mas ja faz birra, agora mesmo eu estava lendo sobre isso na comu BB de novembro 2009...muito bom ver suas dicas viu...entrei aqui por brincadeira da comu mas to adorando...
Bjs

Déia Eq Caramelo disse...

Oii!! essa Materia esta perfeita.. Lidar com birra n eh facil não a Marina esta muuuito birrenta kkkk.
Beijoss Déia Comu bbs de novembro Eq Caramelo!!

PAULA BISCUIT disse...

AMEIIIIIIIIIIII...........SEU BLOG VICIA....Beijoss DA Comu bbs de novembro DE 2009

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails