segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A importância da dieta no desenvolvimento da cárie..


E como higienizar!?

A cárie não é a única doença que acomete o meio bucal tanto dos adultos quanto das crianças, mas com certeza é a que ocorre com maior prevalência. Não trata-se de uma doença de causa isolada, mas sim multifatorial. Influenciam no desenvolvimento da cárie o tipo de microorganismo que a pessoa tem, o tipo de alimentação(substrato), o hospedeiro... e tudo isso em um conjunto de tempo. Para que haja a cárie precisa-se obrigatoriamente que haja a bactéria, sendo assim a cárie é uma doença infecto contagiosa, e a mãe é o principal transmissor de Streptococcus mutans para o filho, ao assoprar a comida, limpar a chupeta na própria boca, beijar o filho na boca...

O controle da dieta é extremamente importante para os pequeninhos, pois os açúcares são rapidamente convertidos em ácidos que dão início ao processo de desmineralização do dente, que nada mais é do que o início da cárie. A alimentação rica em doces tem um baixo valor nutritivo e rico potencial cariogênico. Mas se o pai ou a mãe não consegue controlar a dieta do filho, deve pelo menos cuidar da higiene do filho, evitar assim que se forme a placa dental, que nada mais é do que o acúmulo de bactérias da flora bucal sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal. Esse acúmulo é mais intenso nos locais onde a higiene bucal não está sendo feita de maneira adequada. Pra ficar mais fácil de entender, a placa é aquela “sujeirinha” branca que se acumula nos dentes, meio amolecida, que se passar um palito no dentinho ela sai.

Por isso, cuidados básicos de higiene são essenciais.

Em bebês que ainda não possuem dentinhos basta pelo menos uma vez ao dia, umidecer uma gaze em água e లిమ్పార్, tentando assim além de remover restinhos de leite, etc.

À partir do nascimento do primeiro dente, em média por volta do 6ºmês, deve ser iniciado o uso de escova dental e creme dental . Pelo menos duas vezes ao dia. Dos 0 à 3 anos, a mãe deve realizar essa escovação. Dos 4 aos 8 anos a mão já pode apenas monitorar a escovação. Dos 7 anos em diante, a criança já pode escovar os dentes sozinhas, idade na qual a criança já tem melhor coordenção motora.

A quantidade de creme dental deve ser mínima mínima mínima. Mesmos os adultos tem sempre o costume de exagerar na quantidade. O ideal é usar creme dental com flúor de baixa concentração, o Colgate Baby Barney. Se a criança ainda não saber cuspir e costuma engolir creme dental, melhor optar por dentifrícios sem flúor. E quanto ao fio dental, a partir do momento que os dentinhos das crianças criem ponto de contato entre um e outro, já tem indicação de uso.Não recomenda-se utilizar enxaguatório bucal para as crianças, exceto em casa orientado pelo cirurgião dentista. De maneira geral, o que realmente faz a diferença é uma boa escovação.

Na teoria é fácil, difícil é acordar a criança depois de tomar mamadeira, quando a mão está feliz da vida que ela vai pegar no sono e dormir a noite toda..! Então..boa sorte mamãe!! A principal escovação é a noturna, antes do sono, período onde diminui a salivação e o meio fica mais propício pras bactérias trabalharem..!! Não consegue escovar a noite? Ok..pelo menos durante o dia umas duas vezes...porque é muito triste quando chega uma criancinha no consultório com 6 aninhos, começando ter os dentes permanentes, e todos os outros cariados, cheia de extrações pra fazer, feridinhas na gengiva, com dor, rostinho inchado..! Por isso papais, nem que seja um pouquinho na base do choro...escovar sempre os dentinhos..!!

Um comentário:

DENISE BONGIOLO disse...

Ah, ai, ai, eu consigo escovar os dentes do Arthur ( 2 anos e 8 meses), agarro ele, e com um jeito pra lá de especial, escovo alguns dentinhos.
Papai e mamãe de primeira viagem é mais complicadinho, depois a gente pega o jeito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails