quinta-feira, 15 de julho de 2010

Brincadeiras de inverno

Jesuis, jenesio, maria e josé, que frio é esse? Quer saber doque eu estou falando? Clique aqui. E quem mais sofre são as crianças, tadicas! Nem com reza brava a Analu coloca roupas grossas e fica coberta durante a noite. Preciso de um casaco bem grosso tamanho 6 (sujestão de presente), assim não preciso enche-la de roupas ja que ela odeia. E na hora de ir para a escola tenho vontade de enrola-la num cobertor! Deixa-la em casa não adianta, a não ser que eu a tranque no quarto e ligue o aquecedor. Amanhã é o ultimo dia de aula, socorrooooo! Oque fazer com esses pimpolhos nesse frio?

Não é porque o frio chegou que as crianças precisam se divertir menos. Veja algumas dicas de brincadeiras que dá para fazer naqueles dias em que ficar em casa é a melhor opção:
Brincar de casinha
Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Também vale usar aquelas cabanas prontas, fáceis de montar. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.
Brincar de massinha
Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul e faça a “mágica” para seu filho: misture as duas na frente dele e mostre a cor que vai aparecer. Alguns apetrechos deixam a brincadeira mais divertida. Existem caixas que vêm com a massinha e instrumentos para ele modelar. Mas serve o improviso, como um espremedor de alho, que dará forma de cabelos de bonequinhos.
Cinema em casa
Clássico dos dias mais frios. Alugue o vídeo ou DVD predileto de seus filhos – ou o mais novo lançamento. Arrume a sala, espalhando almofadas pelo chão. Deixe o volume da TV mais alto que o normal, para aumentar o clima de cinema e, se quiser embarcar mesmo na fantasia, feche a cortina. Exposição em casa Depois de todas as pinturas, faça uma exposição. Aproveite um corredor, a garagem ou uma sala sem muitos móveis para isso. Cada criança deve dar um título para sua obra de arte. Prenda as pinturas na parede com fita crepe e coloque as esculturas de sucata sobre uma mesa. Faça etiquetas com o nome da obra e do artista e grude ao lado de cada uma. Sirva um lanchinho. Na hora de ir embora, quando os pais forem buscar as crianças na sua casa, convide-os a visitar a exposição.
Ler um livro na rede
Se ler é bom e aprender a ler com prazer é fundamental, encontrar maneiras de se aconchegar para esses momentos é uma delícia! Vocês fazem a escolha: na rede, num monte de almofadas no chão, na cama embaixo do edredon...
Spa em casa
Essa é para as meninas. Prepare uma máscara facial com iogurte e abacate amassado com um garfo (metade de cada). Corte rodelas de pepino para colocar nos olhos. Separe alguns esmaltes clarinhos. E um creme hidratante para o corpo. Coloque toalhas sobre as camas – ou em esteiras no chão – e comece a brincadeira. A massagem no corpo vem primeiro. Passe um pouco de hidratante nos pés da sua filha e massageie-os bem. Faça isso nas pernas e nas costas também. Você pode fazer nela e ela em você. A máscara vem na seqüência. Com uma colher, espalhe-a no rosto e coloque as rodelas de pepino nos olhos para relaxar. Fiquem deitadas por dez minutos para fazer efeito. Depois de lavar o rosto, é hora de fazer as unhas. Massageie as mãos com o hidratante, depois lixe e pinte as unhas. Tarde da fantasia Duas opções: ou as crianças chegam fantasiadas ou vocês "fabricam" as roupas. No primeiro caso, vale propor temas: príncipes e princesas, animais da floresta, super-heróis, etc. Decore a casa com o tema escolhido, imprimindo imagens da internet para colocar nas paredes e espalhando livros de histórias do tema da festa. Se decidirem fazer a oficina, você vai precisar de material: fitas de cetim, papel crepom de várias cores, fita crepe e fita adesiva colorida. Vão surgir palhaços, bailarinas, odaliscas, piratas, etc. Você pode propor que elas inventem e interpretem uma história com os personagens das fantasias. Ou sugerir brincadeiras como a de "estátua" – quando parar a música, elas ficam imóveis – e suas variações – quando a música parar, elas devem imitar um animal ou fingir que estão dormindo, ou dar um abraço no amigo. Diversão garantida!
Tinta e sucata
Prepare a casa para esse grande (e melecado) evento. Se não tiver um quintal, afaste os móveis e forre o chão com papel craft ou jornal, ou use o espaço da cozinha ou mesmo da lavanderia – nem se preocupe, as crianças não vão se importar. Se puder, separe uns dias antes embalagens de sabonete, pasta de dentes, garrafas e latas de refrigerante, pedaços de madeira, restos de lã, palitos de sorvete, etc. Além das sucatas, você vai precisar de fita crepe, tinta guache (um potinho de cada cor, para cada duas crianças), pincéis (mais grossos para crianças menores), um pote com água para lavá-los e papel para pintar. Deixe-os livres para pintar ou construir com as sucatas o que quiserem ou proponha temas: o sonho mais maluco que tiveram, um bicho diferente, misturando vários animais (orelha de elefante, nariz de porco, olhos de coruja), um auto-retrato, etc. Videogame Programe um campeonato de videogame: divida as crianças em duplas. Os vencedores jogam novamente até chegar ao vencedor final. Os dois finalistas ganham como prêmio o direito de escolher o filme que irão assistir a seguir.

Inverno: aproveite para brincar com seu filho
FONTE: 101 Idéias Para Curtir com Seu Filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Editora Globo

2 comentários:

04568560993 disse...

Fazia tempo q não entrava, estava meio sem tempo...estou dando uma atualizada...está cada vez melhor!!!meu baby estava dodóizinho...por isso a ausência, mas já está melhor...Graças a Deus...Adorooo esse cantinho!!!! bjos a todos Lisandra

Bla bla blás de uma gravidez... disse...

Kelly, pareçe que vc está falando do Pedro, ele odeia muita roupa, odeia muita coberta na hora de durmir e nesse friozão eu acordo 500 vezes pra ver se ele não está passando frio, e ele sempre está descoberto. Aqui tá muito frio hoje e ainda chovendo, a profeesora entregou os trabalhinhos que fizeram até agora ontem pra trazer pra casa, pq segundo ela ontem muitos deles não iriam mais, porém, as aulas só acabam amanhã, deu o que fazer pra convencê-lo em ficar em casa hoje, nesse momento está la na frente da tv dormindo.
Tbm ja estou apavorada penssando noque fazer em todos esses dias de férias pra distrair esses dois meninos aqui em casa,pois quando está de sol e calor é tudo mais fácil neh!
Adorei as dicas de brincadeiras de inverno... vou me aventurar qualquer dia desses brincando de cabana com eles.

P.S(Pedro estava dormindo, já ouço a voz dele la na sala falando com Gabriel)rs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails