domingo, 13 de junho de 2010

Brincadeira de Criança, como é bom!

Uma criança inquieta como a minha, precisa de brinquedos que ativem seu movimento corporal. Quem é mãe sabe que com três aninhos a criança se diverte mesmo em cima de um triciclo, com uma boneca ou com um grande carrinho de puxar. E isso é ótimo para desenvolver o senso de direção, de espaço, controle, força, enfim, várias habilidades.

Aqui em casa a vez é do quebra-cabeça. Já comprei 4 para a AnaLu, de graus de dificuldade diferentes. Ela tem uma grande facilidade nos que tem figuras conhecidas, no caso Backyardigans. Eles estimulam o raciocinio, memória e coordenação motora. O maior é da Barbie e tem 24 peças, esse é seu atual desafio, ela ta quase lá! E eu tão orgulhosa, oun!

A Abrinq recomenda nessa etapa estimular algumas habilidades psicomotoras, incluindo a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos, através de brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de tamanhos e formas diferentes, assim como jogos e quebra-cabeças simples.

Brinquedos ao ar livre também são uma boa idéia, como bolas, piquiniques, pega-pega, esconde-esconde ou caixas de areia com pás e cubos. Eles também vão adorar fazer barulho com instrumentos musicais.

E como seu desenvolvimento intelectual está a todo vapor, já é possível desenhar círculos, bonecos, enumerar os elementos de uma ilustração, colorir. Ela tambem já conhece letras associando com objetos e pasmem, já copia seu nome.

Livros cheios de ilustrações e histórias divertidas vão ajudar a criança a descobrir o nome das coisas e saciar suas curiosidades. Haja paciencia para ler mil vezes por dia a coleção de historinhas.

Nessa idade, eles entendem e falam mais de mil palavras e começam a usar artigos, pronomes e advérbios nas suas pequenas frases.

Um comentário:

Fabi disse...

Ai miga acredita que ainda não comprei quebra cabeça pro Matheus? Que bom ler isso, vou providenciar, ele ama os blocos de montar, passa horas intertido e constrói de td na imaginaçao dele, conhece todas as letras do nome tbm, e está começando a copiar certinho ele assinou o cartãozinho do dia das mães um amor, tentei fotografar mas não aparece...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails