quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pequeno Tirano - 4 / 5 anos.


Ao brincarem, as crianças expressam inúmeras fantasias, sentimentos e até reflexos dos exemplos que trazem de casa. Podem expressar também se têm habilidades para liderar de maneira natural as outras crianças ou ainda para se imporem à força.

Estes, em geral, não suportam as frustrações, fazem chantagens e manipulam os amigos. Para comandar, é preciso ter iniciativa e saber argumentar – o que é um bom sinal. Mas o líder também tem de ceder. Caso contrário, vai acabar brincando sozinho. Se houver outro mandão na mesma turma, pior ainda – é briga na certa.

É preciso ensinar às crianças dar espaço para todos. Isso porque uma parcela do perfil do mandão está ligada ao temperamento, mas boa parte é treinamento. Ela é incentivada pelo ambiente (leia-se: todo mundo dizendo que ele é mandão). Se a criança gosta de mandar e os pais cedem a tudo, por exemplo, o comportamento será reforçado.

Por isso, se você tem um mandão em casa, incentive-o a dar a vez no parquinho, a emprestar o brinquedo e a aceitar o não do colega, só para citar alguns exemplos. Colocar-se no lugar do outro é o grande desafio da convivência. Lição que temos de aprender desde cedo e que as crianças só começam a fazer lá pelos 6 ou 7 anos.

Numa brincadeira a Analu ela é lider e as vezes um pouco mandona. Mas isso não gera briga, porque ela tem um jeitinho encantador de comandar a brincadeira. Eu não estimulo, mas adoro ver a minha pequena lider em ação!

2 comentários:

Cin disse...

Dica anotada. Adorei o post. Bjoss

Chris Ferreira disse...

Oi Kelly,
temos que estar atentas e sempre orientando, né?
É um orgulho ver as nossas filhas sabendo conduzir e até liderar uma brincadeira. Pabarabéns para a Analu.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails